terça-feira, 17 de julho de 2018

Ações do Instituto de Arqueologia do Cariri possibilitam intervenções em bloco de sedimento de um sítio arqueológico

Lucélia Muniz Ubuntu Notícias, 17 de julho de 2018 

Via Instituto De Arqueologia Do Cariri  - Ações de intervenções em bloco de sedimento e vasilha cerâmica resgatada do sítio arqueológico São Bento/Lagoa Encantada, Crato-CE, durante o programa de resgate e monitoramento do CAC e aula de campo.

As intervenções têm como objetivo a realização de coletas para análises destinadas a palinologia, cronologia, cultura alimentar, análise gráfica e tecnológica do material, o que trará importantes conhecimentos sobre os antigos ocupantes do sítio, bem como os grupos ceramistas pré-coloniais do território arqueológico do Cariri cearense. 
As ações foram realizadas no último dia 06 de julho no Laboratório de Arqueologia da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri – FCG-MHK e do Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde – IAC, e tiveram a colaboração técnica e científica dos arqueólogos Dr. Benedito Batista e Me. Igor Linhares, do laboratório de arqueometria da UFPI, e da Ma. Heloisa Bitú (FCG-MHK e IAC), sob a coordenação do arqueólogo Me. Agnelo Queirós, tendo ainda a participação de alunos e alunas da Especialização em Arqueologia Social Inclusiva, bem como de crianças e jovens da FCG-MHK, isso tudo com o intuito de democratizar a produção e difusão do conhecimento arqueológico gerado.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html
 

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.