05/06/2018

Sobre os livros que lemos e a importância que damos aos livros

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 05 de junho de 2018
Por Elvis Pinheiro - Mediador de cinema e apaixonado por livros e leitura
Eu creio que ler um livro hoje em dia passa por algumas questões e gostar de ler é apenas uma delas. Primeiro você tem que achar importante a cultura do livro (o que implica visitar livrarias e bibliotecas, gostar de manusear o objeto livro, gostar do "cheiro de novo", se empolgar com a raridade de uma edição que você encontre num sebo… e isto são alguns sintomas que demonstram essa cultura do livro), o que irá, irremediavelmente, para o segundo ponto, qual seja: uma vontade de posse do objeto livro e aqui eu cito a pessoa querer ganhar livros e gostar de dar livros, dela montar uma biblioteca em casa que é nada mais do que reservar um espaço da casa ou do quarto para seus livros.

O terceiro ponto é você achar importante dedicar um tempo no seu dia ou semana ou mês ou ano para ler. Isso significa você achar importante criar a situação onde você conseguirá ler algum livro. Porque vivemos em condições avessas para o tempo de leitura porque elencamos entre nossas prioridades muita coisa e quando a pessoa diz que não tem tempo de ler, isso é uma falácia, uma mentira.

A pessoa simplesmente trocou ler por usar redes sociais, ver filme, ir pro bar ou praia ou restaurante, ou fazer qualquer outra coisa que achou mais interessante ou divertido. Leitura exige concentração, exige tempo e exige interesse. Enfim, temos que ler, por obrigação, caso consideremos importantes os dois primeiros pontos. Descobrir o prazer que há nesse esforço é consequência. 
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!