01/06/2018

Dia da Imprensa – “A liberdade de expressão e de informação é valor essencial, sem o qual a democracia e o progresso não se sustentam”

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 01 de junho de 2018
Fonte: Calendarr/Carta Capital
O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho.
A imprensa é fundamental na sociedade da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias. Quando menciono "imprensa" estou fazendo referência aos jornais e revistas, rádio, televisão, sites e blogs. Estes meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.

O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos lhe chamam de "Quarto Poder" em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo. Por isso, nas ditaduras, a primeira medida que o governo toma é controlar a imprensa através da censura ou do fechamento dos meios de comunicação. Por outra parte, nas democracias, vive-se muitas vezes a autocensura, e as vezes um jornal não publica determinada matéria porque pode prejudicar um grupo econômico ou político que pode se voltar contra o periódico.

Sobre os blogs aproveito hoje para citar, em especial, três:
- O Blog Negro Nicolau (BNN) [Portal de Comunicação a serviço da cidadania, empoderamento e diversidade] que tem como administrador o altaneirense Nicolau Neto;
- O Ubuntu Notícias [Portal de Comunicação de Nova Olinda-CE] este veículo de comunicação no qual sou administradora;
- Blog de Altaneira (BA) que tem como administrador o altaneirense Raimundo Soares Filho.

A Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada anualmente pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República mostra que, para se informar, as pessoas utilizam ainda, majoritariamente, a TV, apontada por 93% dos entrevistados como principal meio de informação. O rádio vem em segunda posição aparecendo como fonte prioritária de informação para 46% dos entrevistados e 42% indicaram a internet como principal fonte. [Informação de 22 de junho de 2016]

Com o tempo o público aprenderá a filtrar as coisas e saber que não podemos acreditar em tudo o que vemos ou lemos por aí, seja isso informal ou vindo de uma imprensa tradicional. Nestes novos tempos, não é a informação que terá valor, mas o discernimento e capacidade de julgar de cada um. Mario Persona – Palestrante, Autor, Estrategista, Storyteller.

Origem do Dia da Imprensa

No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte. Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Este periódico iniciou suas publicações em 1808, mas era um jornal clandestino e começou a circular cerca de três meses antes. Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!