09/06/2018

Casa da Pedra da Universidade Federal do Rio de Janeiro instala a primeira estação meteorológica de captação de partículas de Ar do Sertão

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 09 de junho de 2018
Com exclusividade já está em funcionamento no Centro de Referência Casa da Pedra do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Federal do Cariri, a estação meteorológica de captação de partículas do ar instalada no bairro Inhumas localizado no município de Santana do Cariri-CE.
Cariri recebe mais duas bases:
A partir da instalação de uma rede-piloto de monitoramento da qualidade do ar, para avaliações das Partículas Inaláveis no ar ambiente. O Pesquisador Ypsilon Félix informa que a UFRJ irá instalar mais dois Amostradores de Grandes Volumes que serão um no Município de Brejo Santo e outro em Juazeiro do Norte em parceria com a UFCA.

A partir da geração dos primeiros resultados, uma estratégia de discussão e divulgação dos mesmos será implementada, evoluindo gradativamente até se atingir a conscientização da necessidade de gerenciar ambientalmente a qualidade do ar e ter, nesse sentido, ações participativas da sociedade, em prol da sustentabilidade e garantia da qualidade de vida da população do Cariri.

O envolvimento das universidades UFRJ E UFCA serão fundamentais para a troca de experiências e continuidade das ações operacionais de monitoramento e formulações de desdobramentos à sociedade, tais como: conscientização dos problemas de qualidade do ar, programas de educação ambiental, ações mitigatórias de impactos potenciais que possam vir a causar problemas de saúde a população, integração com as unidades de saúde da região, entre outras.

O Centro de Referência Casa da Pedra é uma Unidade avançada da UFRJ na Região do Cariri. É uma oportunidade de desenvolvimento de trabalhos nas diversas áreas do conhecimento, haja vista a escassez de conhecimentos científicos. O espaço ficará aberto a visitação para que as escolas possam conhecer a estação como também seu funcionamento.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html


Um comentário:

  1. É uma maravilha para o município e toda a região do Cariri. Ação que engrandece e fortifica o desenvolvimento da educação e o fazer científico na região, além de promover o intercâmbio de realidades diferentes através das universidades e seus projetos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!