16/05/2018

Semana dos Museus conta com programação especial no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 16 de maio de 2018
Via URCA – Universidade Regional do Cariri
A 16ª Semana Nacional de Museus acontece no Cariri entre os dias 14 e 20 de maio, com programação conjunta, realizada pelo Geopark Araripe, Instituto de Pesquisas José Marrocos e Fundação Memorial Padre Cícero. A programação local acontece nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. A programação será entre os dias 15 e 17 de maio, com o objetivo de promover a integração entre os vários museus da Região do Cariri.

A 16ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio.

Neste ano, com o tema “Museus Hiperconectados”, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.

Há 200 anos surgia o primeiro museu no Brasil: o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ). De lá para cá a sociedade mudou radicalmente. Os públicos de hoje, cada vez mais exigentes e segmentados, ensejam novas abordagens, especialmente em uma era na qual a internet ampliou em larga escala a produção e o acesso à informação. O modo de interação dos museus com seu entorno, foi definitivamente impactado com o avanço da conectividade digital.

Alinhando-se com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” definido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, membro do Geopark Araripe, propõe uma programação especial para a Semana de Museus. O hiperconectado pensado por nós do MPPCN tem relação não só com as novas tecnologias de comunicação e interatividade, mas também busca algumas possibilidades tradicionais e analógicas de interconecção.

Novas experiências
Há uma necessidade latente em se estabelecer novas experiências interconectivas e interpessoais aliadas às infinitas possibilidades hiperconectivas, esta última acessível a uma boa parte da população.  Muitas atividades pensadas para a Semana de Museus do MPPCN tratam de uma simbiose entre as novas tecnologias e as tradicionais relações sociais.

Caminhada pelas trilhas dos geossítios da região, encontros com pequenas comunidades, incursões aos campos de paleontologia e outros podem proporcionar uma interessante vivência, em que as imagens capturadas pelos celulares teriam a mesma importância que uma conversa entre os participantes, uma troca de experiências entre um jovem e um idoso, uma fruição coletiva de uma paisagem, ou uma interação física com a natureza.

Arte na semana
Outra possibilidade trazida para a Semana de Museus do MPPCN é a inserção da Arte na programação. É imperativo que se busque experiências interdisciplinares nos Museus voltados para a Ciência, como é o caso do MPPCN. As artes visuais, com a exposição Gigantes do Cariri, o teatro, com a apresentação da peça o Inspetor Geral e a música, com o projeto Acorde aos Fósseis, são interações que proporcionarão uma perspectiva mais lúdica para o público da cidade de Santana do Cariri e outros visitantes.

A parte científica também está bem representada na Semana de Museus. São quatro palestras com especialistas da área da paleontologia e da museologia abordando discussões fundamentais para a construção de um MPPCN atento às passibilidades hiperconectivas, interconectivas contemporâneas.

Veja programação a contar de amanhã – 17 de maio
17/05/2018 - 08:00 às 14:00 – Chapada do Araripe – Santana do Cariri
CAMINHADA ECOLÓGICA: Trilha na mata e Geossítio Parque dos Pterossauros. Apresentação das formações geológicas da Bacia do Araripe e recolhimento de lixo das trilhas.
17/05/2018 - 14:00 às 16:00 - Auditório MPPCN
PALESTRA - Peixes Fósseis da bacia do Araripe: conhecendo os grupos de peixes e identificando suas características. José Lucio e Silva e Thatiany Alencar Batista.
17/05/2018 - 17:00 às 18:00 - Auditório MPPCN
ESPETÁCULO TEATRAL – O Inspetor Geral, texto de Nikolai Gógol montado pelo Grupo de Pesquisa LaCrirCe do Centro de Artes da URCA, adaptado pelos professores Cecília Raiffer e Luiz Renato Moura.
18/05/2018 - 08:00 às 13:00 - Distritos de Palmeiras e Pontal
OFICINA - Museu Ampliado: visita a duas comunidades da região de Santana do Cariri. O objetivo é levar aos moradores da região uma atividade de interação com o MPPCN.
18/05/2018 - 14:00 às 16:00 – Auditório do MPPCN
PALESTRA - Plano museológico: elaboração, monitoramento e reelaboração. Com Cristina Rodrigues Holanda, Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero.
Diferenças entre “museus” e “coleções visitáveis” conforme a legislação brasileira. A obrigatoriedade do Plano Museológico para o funcionamento dos museus públicos e privados no Brasil. A elaboração de um Plano Museológico e as possibilidades de sua reestruturação.
18/05/2018 - 17:00 às 18:00 – Auditório do MPPCN
CERIMÔNIA – “O Bom Filho a Casa Torna” Repasse oficial de quatro holótipos fósseis ao acervo do MPPCN. Importantes espécies descritas por pesquisadores da URCA e outras universidades brasileiras. Palestra “A importância de holótipos para os acervos de museus de ciências”. Doutores: Álamo Saraiva, Flaviana Lima e Renan Bantim.
19/05/2017 - 09:00 às 12:00 – Nova Olinda
VISITAÇÃO - Memorial do Homem Kariri. Excursão do educativo do Museu de Paleontologia à Cidade de Nova Olinda. Os membros do educativo entrarão em contato com as práticas museológicas do Memorial.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!