13/05/2018

Na noite da sexta-feira, 135 jovens receberam o sacramento do Crisma em nossa paróquia em celebração presidida por Dom Gilberto Pastana

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 13 de maio de 2018
Celebração do sacramento do Crisma acontece na Igreja Matriz de Nova Olinda com a presença de 135 crismandos
No mês de maio, mês de caminhada com Maria, mês de encontro, partilha e oração em nossa paróquia, 135 jovens receberam o Sacramento do Crisma. Dom Gilberto Pastana presidiu a celebração eucarística, com rito do crisma, durante a noite da sexta-feira (11), na Paróquia de São Sebastião, em Nova Olinda. A missa foi co-celebrada pelo nosso pároco, Padre Francisco César Pereira Retrão, onde os crismandos confirmaram o batismo.
Padre César Retrão, nosso pároco, ressaltou na celebração que depois de um ano da formação de preparação apresentava naquele momento os 135 crismandos a Dom Gilberto Pastana para que assim pudessem receber de suas mãos o sacramento do Crisma.  
Dom Gilberto Pastana disse que acolhia o pedido com alegria na confiança, na certeza de que os jovens foram bem preparados para chegar ao momento de rogar aos céus, rogar ao Senhor um dom tão fundamental na vida, o dom do Espírito Santo.
É com muita alegria, queridos crismandos, que nós celebramos... hoje vocês receberão o Espírito Santo de Deus, fundamental na nossa vida. Porque esse espírito glorifica nosso jeito de pensar e de agir. O Espírito de Deus nos faz criaturas novas ao modo que hoje é para vocês um renascimento,” disse Dom Gilberto Pastana.
“O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.”
Sobre a escolha dos Padrinhos e Madrinhas dos crismandos, Dom Gilberto Pastana ressaltou que se foram escolhidos é porque os crismandos viram nos mesmos algum sinal de fé. “Isso faz com que você a partir dessa escolha comece um diálogo com seu afilhado, com sua afilhada, um diálogo que vai dá continuidade até quando Deus permitir que essa missão que hoje vocês estão assumindo, seja exercida. O Padrinho, a Madrinha, é o segundo pai, a segunda mãe, escolhido para ser sinal de Deus na vida do afilhado,” disse Dom Gilberto Pastana.
“Pode e deve receber esse sacramento qualquer cristão católico que tenha recebido o sacramento do batismo e esteja em estado de graça (...). Portanto, esse belíssimo sacramento da Confirmação completa o batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor. (...)”

FOTOGRAFIA – Arquivo de imagens da Diocese de Crato- CE.
 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!