18/05/2018

Escritor Germá Martins lançará obra literária em História em Quadrinhos

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 18 de maio de 2018
Em breve teremos uma linda História em Quadrinhos para viajarmos no mundo da literatura. Aguardem! – Germá Martins
Através do XI EDITAL DE INCENTIVO ÀS ARTES – LITERATURA DA SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Escritor Germá Martins, aprovou na CATEGORIA CRIAÇÃO LITERÁRIA - QUADRINHOS/HQL| INTERIOR, a obra AS AVENTURAS DE ROB PORTO: O JULGAMENTO NO SERTÃO.

A lista dos selecionados foi divulgada no dia 10 de abril deste ano.  O XI Edital de Incentivo às Artes é uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos do Fundo Estadual da Cultura–FEC para o fomento de bens e serviços culturais no campo da LITERATURA em todas as regiões do Estado do Ceará.
Sobre a obra AS AVENTURAS DE ROB PORTO: O JULGAMENTO NO SERTÃO de Germá Martins
O livro em Quadrinho “As aventuras de Rob Porto: O julgamento no Sertão” conta a história de Rob Porto, um pai de família que diante de sua condição social provocada pelo longo período de seca no sertão nordestino e vivendo uma situação desesperadora para garantir o sustento da família, busca ajuda de um coronel da localidade que além do constrangimento de ir pedir ajuda ainda acaba sendo humilhado pelo mesmo.  Sem saída, Rob Porto pratica um ato ilícito e cai nas mãos da justiça.  Preso, Rob utiliza de toda astúcia e esperteza para se livrar da cadeia e voltar para viver em paz com sua família porque entende que tudo que fez foi para não deixar seus filhos e sua esposa morrerem de fome.  Tudo isso será narrado de forma lúdica e humorístico, e, ao mesmo tempo fazendo uma crítica social sobre a falta de políticas públicas para as famílias vitimadas pelos grandes períodos de estiagem, já que toda a obra traz como pano de fundo as questões da seca no Nordeste, bem como, os problemas enfrentados por aqueles que a convivem constantemente no interior do sertão.
Quanto às expectativas para o lançamento da obra, Germá Martins, afirma que espera contribuir de forma significativa com o fomento a leitura de forma lúdica e prazerosa para todas as idades. “Tenho certeza que o lançamento de um livro convoca a população para ler e esse é o meu grande objetivo social”, afirma o escritor. 
Sobre as ilustrações da obra, Germá Martins disse que quer ressaltar a parceria do projeto do livro em Quadrinho com o Ilustrador José Domingues. “Ele traz em seus traços uma identidade muito forte com o texto do livro e irá abrilhantar o trabalho com as ilustrações dos quadrinhos”, concluiu.
Germá Martins dos Santos é Escritor, Professor e Produtor Cultural do município de Tarrafas-CE. Atualmente ocupa a Cadeira 26 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe - uma entidade regional que congrega personalidades culturais do Cariri Oeste e tem sede na cidade de Araripe-CE.
Biografia
Germá Martins dos Santos nasce em Tarrafas – Ceará em 1982. Filho de pai agricultor e mãe professora sempre estudou na rede pública de ensino. É graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos – PB – FIP. Iniciou a carreira de professor em 2001. Exerceu o cargo de Conselheiro Tutelar entre 2004 a 2008. Também foi Coordenador Pedagógico Escolar entre 2009 a 2012. Em 2013, exerceu o Cargo de Secretário da Cultura do município de Tarrafas. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da rede municipal e estadual de ensino e produtor cultural do município. Iniciou-se o gosto pela literatura, escrevendo pequenas peças de teatro para serem encenadas nas apresentações de grupos juninos. Em 2008, começou a escrever contos. Em 2012, o conto “QUE RÁDIO É ESSE?” foi contemplado pelo X Edital Cinema e Vídeo pela SECULT-CE e adaptado para o cinema.
Agora, este brilhante escritor, nos presenteia com uma obra literária em quadrinhos que provavelmente chegará as nossas mãos em agosto ou setembro deste ano no lançamento. 
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!