18/04/2018

Paul Singer: veja a repercussão da morte do economista e um dos fundadores do PT

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 18 de abril de 2018
Via G1 – Globo.com
Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Era doutor em sociologia e foi um dos precursores do conceito de Economia Solidária no Brasil.
Políticos e personalidades lamentaram, na noite da segunda-feira (16) e manhã da terça-feira (17), a morte de Paul Singer, economista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o hospital, ele morreu às 20h10.

Nascido na Áustria, Singer chegou ao Brasil em 1940. Ele veio para o país fugindo da perseguição aos judeus na Europa. Ele fez graduação em economia e doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, se tornou livre docente em demografia e professor titular em economia.

Durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992), ele foi secretário de Planejamento. No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), foi um dos precursores do conceito de Economia Solidária no país, baseada na produção com autogestão, sem patrões e empregados.

Algumas considerações
“Só sou o que sou graças a vocês. Não estou retribuindo. É o mundo que anda junto”. Paul Singer
Quando da conclusão do Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA tive a oportunidade de usar a Economia Solidária defendida por Paul Singer como embasamento para desenvolver meu TCC. Com o trabalho intitulado de - A Cooperativa de Crédito Rural na perspectiva de financiamento de empreendimentos rurais – sob a
orientação do Professor Bernardo Melgaço da Silva, estive em contato com várias obras sobre a Economia Solidária defendida por Paul Singer, essencial em minha fundamentação científica.

A definição de Economia Solidária dada por Paul Singer: “Economia solidária é uma organização de produção, de comercialização, das finanças e do consumo que privilegia o trabalho associado, a autogestão, a cooperação e a sustentabilidade considerando o ser humano na sua integridade como sujeito e finalidade econômica”, explicou o próprio Singer em 2013.

“Foi uma espécie de insight que ele teve num momento que teve muito desemprego e ele achou que, em vez de ficar esperando a criação de empregos, as pessoas podiam se organizar entre elas mesmas para produzir de maneira cooperativa e igualitária”, contou o filho André Singer.

O professor que gostava da troca de experiências, dizia que iria aprender até o último minuto: “sinceramente, espero que todos vocês possam falar para que eu aprenda também. Ainda na minha idade eu continuo aprendendo, com muito gosto, e assim serei até morrer”.

Leitor voraz, publicou muitos livros sobre economia e desenvolvimento e gostava de colocar em prática suas ideias. O mesmo veio a óbito aos 86 anos, sofria de Alzheimer e teve uma infecção generalizada.

http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!