15/04/2018

Dona Vicencinha comemora seus 85 anos em Nova Olinda

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 15 de abril de 2018
Dona Vicencinha comemora aniversário de 85 anos junto a familiares, amigos, autoridades e profissionais da educação da região do Cariri
Na noite do sábado, 14 de abril, dia em que nosso município comemora seus 61 anos de emancipação política, Dona Vicencinha comemorou seus 85 anos aqui em nosso município.
Numa missa de ação graças, realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, o celebrante ressaltou a vida como uma dádiva de Deus e que sendo assim deveríamos celebrar cada aniversário como uma bênção. Junto aos familiares, amigos, autoridades e profissionais da educação da região do Cariri, Dona Vicencinha comemorou seus 85 anos seguido de uma recepção no Rekanto Clube de Nova Olinda.
Ela que é um ícone da Educação de Nova Olinda e foi a primeira Diretora Escolar da Padre Luís Filgueiras, escola de ensino médio de nosso município.
Confira a BIOGRAFIA de Dona Vicencinha
Filha de Antônio Jeremias Pereira e de Ana Pereira, Vicência Pereira de Lima Alencar, conhecida como Dona Vicencinha, nasceu em Nova Olinda no dia 15 de abril de 1933. Casou-se em 1957 com Evangelista Alencar (in memorian) com quem teve quatro filhos: José Ivan, Tereza Ivana, Iana e Idilvan, e também seis netos e dois bisnetos.
Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Dona Vicencinha dedicou grande parte de sua vida à educação de Nova Olinda. Iniciou sua carreira como professora, mas será sempre lembrada como a primeira diretora da Escola Padre Luis Filgueiras, onde ingressou no ano de 1968, conciliando o trabalho de professora numa turma de 3ª Série com todas as atribuições de uma diretora.
Na época a escola tinha apenas quatro salas de aula, onde funcionavam turmas da 1ª à 4ª Série do Ensino Fundamental. Mas depois de muita luta, com a importante ajuda de seu pai, Antônio Jeremias, conseguiu ampliar a oferta implantando o ensino de 5ª à 8ª Série. Na ocasião precisou buscar professores no município vizinho de Crato. Incansável na sua busca para melhorar a Educação de nossa cidade, conseguiu outro grande feito: a implantação da oferta de Ensino Médio.
Encerrou sua carreira por volta de 1984, como diretora da Escola Padre Luis Filgueiras. A sua contribuição para a Educação do nosso município é reconhecida e admirada por todos. Sua dedicação inspirou muitos que hoje atuam nessa área, inclusive seus filhos.
E hoje, cercada por seus familiares, conterrâneos e amigos, D. Vicencinha comemora seus 85 anos. Estamos todos aqui nesta noite para celebrar e agradecer pela sua vida e reconhecer o legado deixado por ela na história da Educação de Nova Olinda.
D. Vicencinha, à senhora nosso especial agradecimento por ser inspiração e exemplo para todos aqueles que fazem da Educação, além de profissão, um projeto de vida.
Texto elaborado e cedido pela Professora Mestre Samara Macêdo.
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!