sábado, 17 de março de 2018

Série Elas por Elas com Geyse Anne

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 17 de março de 2018
*Geyse Anne da Silva é natural de Guarulhos-SP, reside em Acarape-CE.
* Estudante, tem Ensino Superior Incompleto.

Entrevista
Ubuntu Notícias - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Geyse Anne - As nossas conquistas, essas já concretizadas são frutos das lutas de muitas que vieram antes de nós. O direito à educação, o voto, a participação política, leis em defesa das mulheres, políticas públicas específicas, essas são conquistas essenciais que através delas transformamos da sociedade.

Ubuntu Notícias - E você, qual sua principal conquista enquanto mulher?
Geyse Anne - Hum, acredito que seja minha autonomia, porque ela primeiro precisa ser psicológica para assim, questionarmos a sociedade e nós mesma sobre o que queremos da vida. E ter conseguido com a ajuda de muitos, vim estudar Humanidades na UNILAB (Redenção/Acarape). Agora permanecer é o desafio! Tamo aqui e jaja teremos mais uma professora negra consciente que nossas escolas precisam ensinar a História da África e afro-brasileira para desestruturar o racismo.

Ubuntu Notícias - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Geyse Anne - Ainda temos que enfrentar o machismo que tem várias facetas, como a diferença de salário entre homens e mulheres e a invisibilidade das mulheres na academia. Nós negra, ainda passamos pela personificação do trabalho doméstico, sexualização dos nossos corpos e o feminicídio gritante.

Ubuntu Notícias - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Geyse Anne - Ela é a arma, a educação precisa ser liberadora como Paulo Freire afirma. Só os poderosos se beneficiam com as opressões de classe, raça e gênero. Será pela educação que mudaremos isso e com mulheres e homens dispostos a fazer essa mudança. Por isso irei fazer Pedagogia, para estar nas escolas com nossas crianças, elas são o presente e o futuro desse outro mundo que queremos.

Ubuntu Notícias - Deixe-nos uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher.
Geyse Anne - Mulherada, muitas conquistas, vitórias, sabedoria, força e disposição! Eles nos querem caladas, submissas, subjugadas, mas mostraremos o contrário! A força da mãe terra tá dentro de nós, vamos usar essa força para conquistar um mundo melhor! FORA TEMER e todos os golpistas!


0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)