segunda-feira, 19 de março de 2018

Série Elas por Elas com Cleiciane Diniz

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 19 de março de 2018
*Cleiciane Diniz Martins é natural de Acopiara-CE, reside em Juazeiro do Norte-CE.
*Professora de Biologia e Química tem Licenciatura em Ciências Biológicas.

ENTREVISTA
Ubuntu Notícias - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Cleiciane Diniz - A maior conquista das mulheres, pra mim, foi a conquista dos direitos iguais, apesar que na prática ainda não funcione 100%. Mas não desistimos de lutar pelo que acreditamos ser direito nosso, e o que vale realmente é a satisfação de saber que podemos desempenhar funções tão bem quanto os homens.

Ubuntu Notícias - E você, qual sua principal conquista enquanto mulher?
Cleiciane Diniz - Minha faculdade, pois encontrei muitas dificuldades ao longo do percurso. Muitas pessoas, inclusive da minha família me diziam que eu não iria conseguir, porque “Gente pobre” não se forma, passa fome. Foram as primeiras palavras que ouvi. Mas com muito trabalho, coragem e ajuda de minha mãe, meu pai e irmãos concluí o ensino superior. Não foi a faculdade desejada, pois a vontade de ser veterinária ainda é guardada aqui comigo, e pretendo esse ano tentar o ENEM para tentar uma vaga. Venci, e hoje mostro a todos os que não acreditaram e zombaram de mim, que sou capaz de tamanha conquista e muitas outras. Não é qualquer pessoa ou palavra que tira minha motivação para ir em busca do que realmente almejo.

Ubuntu Notícias - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Cleiciane Diniz - No tocante, a discriminação ainda é uma situação em que a mulher enfrenta, pois muitos ainda dizem que lugar de mulher é aquecendo a barriga no fogão e esfriando na pia. Há quem diga que muitas mulheres ainda suportam muitas situações adversas pelo fato da sociedade ser julgadora, pois algumas sentem medo de falar ou se libertar.

Ubuntu Notícias - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Cleiciane Diniz - Para a promoção da diversidade e os direitos iguais, é necessária a formação de educadores para a questão, assim como também a família. A escola tem que ter um espaço aberto à reflexão e de acolhimento aos alunos em sua individualidade e liberdade de expressão, mas desde que este seja consciente de seus pensamentos e decisões na qual não interfira no que diz respeito à liberdade da mulher.

Ubuntu Notícias - Deixe-nos uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher.
Cleiciane Diniz - Mulher é grandeza, é distinção. Mulher é ímpar, é educação. Ser mulher é fazer parte de uma história de luta e conquista. Se há justiça no mundo, ela se deve a todas as mulheres que do nada construíram tudo.

8 comentários:

  1. Um exemplo a ser seguido. Hoje em dia as pessoas se comportam dessa maneira. Elas lhe querem ver bem, más nunca melhores que elas.
    Por maioria das vezes as pessoas não conseguem realizar seus sonhos e acabam querendo destruir os dos outros junto com o seu.
    Não desista jamais, pegue essas frases dessas pessoas medíocres e faça delas um incentivo como motivação.
    Não mostre para elas que você conseguiu realizar, estude e mostre para si mesmo que você é capaz e conseguiu vencer tantas barreiras e não desistiu por falarem que você é pobre ou algo similar.
    Antonio Brito

    ResponderExcluir
  2. uma bonita historia de vida e que essas conquistas não seja as únicas de sua vida. parabéns por ser homenageada nesta data mais também todos os dias são dias de você ser homenageada!
    Joaquim Thalysson e Juan Fabio

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante sua historia e você pode conseguir o que você quiser basta ter força de vontade e determinação.

    ResponderExcluir
  4. uma historia de vida bonita de se ler,e que essas conquistas não seja as únicas de sua vida, que venha muito mais pela frente.

    ResponderExcluir
  5. uma historia de vida muito bonita, apesar de enfrentar diversas dificuldades ouvindo criticas de que não conseguiria ser alguém bem sucedida e hoje esta ai com a faculdade concluída e vivendo por o que conquistou sem dar ouvidos a ninguém...desde já parabenizamos pelas suas conquistas e que sua vontade de ser uma veterinária não acabe lute e vá em frente...
    Luana e Renata

    ResponderExcluir
  6. Achamos muito linda sua determinação,e sua persistência de não ter desistido apesar de todas as adversidades encontradas nesse seu percurso,que nos trás uma enorme motivação para não desistirmos jamais do que almejamos!!!

    David e Natália!!! !

    ResponderExcluir
  7. Sua história de vida é muito comovente,e você é uma mulher guerreira que enfrentou vários obstáculos para chegar onde sempre quis.Parabéns você merece!!E Boa sorte nos seus sonhos.
    Érika Dutra;Kauan Silva;Camili Saraiva e Joyce Sobreira.

    ResponderExcluir
  8. uma Bela história. resumida em dias lutas e glórias. um grande exemplo de vida e superação. infelizmente ainda existem esse tipo de pessoas que tentam desmotivar nossos sonhos. porém mal sabem elas que isso só serve de motivação. faça sua parte e deixe que a vida ensina a elas. Rayane de sousa

    ResponderExcluir

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)