27/03/2018

Série Elas por Elas com Ana Paula Soares

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 27 de março de 2018
* Ana Paula Soares Alves Pinheiro é natural de Nova Olinda-CE e reside no município de Juazeiro do Norte-CE.
* Técnica do Seguro Social com graduação em Letras e pós-graduação em Língua Portuguesa.

Entrevista
Ubuntu Notícias - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Ana Paula Soares - Acho muito importante os diversos papéis que a mulher moderna assume na atualidade. A mulher é mãe, dona de casa, esposa, profissional, dentre tantos outros. Seja no trabalho lutando por direitos iguais, de salários, de tratamento, como na vida em geral. A mulher é inteligente, sensata, ponderada. Ainda há a se conquistar, mas estamos no rumo certo.

Ubuntu Notícias - E você, qual sua principal conquista enquanto mulher?
Ana Paula Soares - Para uma pessoa oriunda de família humilde, agricultores, de um bairro carente da cidade, sempre estudando em escola pública, consegui concluir o curso superior e pós-graduação além de passar em um dos concursos mais concorridos do país, que foi o do INSS em 2012, foi minha grande conquista como mulher. Ter meu filho foi outra dádiva de Deus (a mais doce, o maior ensinamento de todos!).

Ubuntu Notícias - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Ana Paula Soares - Infelizmente a mulher ainda enfrenta dificuldades para ser respeitada plenamente e conseguir provar que é capaz de realizar coisas que antes julgavam ser feitas apenas por homens. Ainda enfrenta machismo, violência doméstica, assédio e outros abusos e aberrações. Devemos valorizar e jamais esquecer que muitas mulheres foram mortas, agredidas, violentadas para que hoje pudéssemos usufruir de direitos conquistados com muita luta e sofrimento. Devemos nos unir, reivindicar, conquistar nosso espaço. Infelizmente existem mulheres, exemplo disso, na mídia, que "estragam", deturpam nossa imagem, e o que foi conseguido com esforço e luta. Somos seres inteligentes, capazes, e não meros "corpos ou objetos". Quando vejo atitudes assim seja em filmes, clipes, realmente penso “que pena”. Mas devemos seguir na caminhada!

Ubuntu Notícias - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Ana Paula Soares - A educação transforma vidas. Semear conhecimento, abrir portas, traz liberdade, luz, empoderamento para a mulher. Aquela que conhece, vai à luta, não se cala. A educação de qualidade nos ensina a pensar, refletir mudar nossa história.

Ubuntu Notícias - Deixe-nos uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher.
Ana Paula Soares - Força mulheres, sejamos luz, esperança e sabedoria!
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!