03/07/2017

O CEB realiza o Arraiá 2017

Pense num arraiá bom dimais, sô! E Viva São João!
O Centro de Educação Básica-CEB fundado em 2002 promove Arraiá com a presença de pais, alunos e funcionários. A instituição que tem a frente a Diretora Sebastiana Alexandrino e a Coordenadora Maria Williane mantém acesa a tradição de se comemorar com muita alegria e animação as festas juninas de nosso Nordeste.
Pois num é que a meninada do CEB foi dançar São João na Roça. E Viva São João, Viva São Pedro e Viva Santo Antonio! Muitas comidas típicas foram servidas aos presentes que puderam conferir as apresentações do Arraiá do CEB 2017.
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, canjica, milho cozido, milho assado, cuscuz, pipoca, bolo de milho, mugunzá são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, cocada, pé-de-moleque, batata doce e muito mais. 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. 
Manter viva essas tradições na escola também faz parte do aprendizado. Os alunos aprendem fazendo... é a nossa tradição que vai passando de geração em geração! Se é junho tem fogueira e tem São João! Tem quadrilha junina e a meninada dança bão! É um corre, corre danado, ninguém fica parado! E Viva São João!

Para conferir mais fotografias clique AQUI.

Fotografia – Frame Produções. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!