06/06/2017

O Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana promove o III Sarau Literário

III Sarau Literário realizado em Santana do Cariri-CE
Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana: "Resgatando com Amor e Arte um Ensino de Qualidade"

O Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana sempre procurando incentivar as diversas formas de expressão e demonstrar que a literatura está presente no cotidiano, ofereceu no sábado (3) aos educandos da referida instituição de ensino a oportunidade de se manifestarem artisticamente no III Sarau Literário.

As apresentações deste ano tiveram como tema “O Nordeste”, uma região que é uma das mais importantes do Brasil e também o local de origem de muitos da cultura brasileira.
Professores e Núcleo Gestor do CECASS
O III Sarau Literário, que teve como tema, O NORDESTE, trata de um projeto interdisciplinar, um evento cultural onde os alunos se encontram para se expressarem artisticamente, usando a música, a literatura, a poesia, a dança e o teatro. Visa também resgatar a cultura de, contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, escutar músicas, apresentar peças teatrais, desenvolvendo assim o interesse dos estudantes pelos autores, escritores e, principalmente, motivar os estudantes a conhecer sempre mais....
Homenagem a Banda Cabaçal
Dentre as apresentações foi possível conferir desde o Grupo de Flautas do CECASS, poesias e cordéis, sendo uma destas do cearense Bráulio Bessa, homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, a música Ave Maria Sertaneja – uma homenagem a Nossa Senhora, a apresentação do Linguajar Nordestino exaltando o nosso jeito típico de se expressar.
Apresentação do Xaxado da Paraíba
Para quem já teve a oportunidade de conferir muitas encenações da obra Vidas Secas, no Sarau, os alunos do CECASS a retrataram através da dança, seguida da amostra do espetáculo “Retirantes, somos todos Severinos” de João Cabral de Melo Neto.
Escritor Sandro Cidrão e a Diretora Monalisa Cidrão
Ainda foram homenageados o Mestre Vitalino, o Mestre Espedito Seleiro, o poeta Patativa do Assaré e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Seguido de uma mostra do Xaxado da Paraíba, da dança coreografada da música Disparada de Geraldo Vandré e de uma dramatização de um fragmento do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.

Alunos caracterizaram-se de escritores dos 09 estados do Nordeste Brasileiro, homenagearam os jangadeiros e as mulheres rendeiras do nosso estado.

No encerramento com a música Feira de Mangaio de Clara Nunes, os alunos, convidaram os presentes para se juntarem aos mesmos numa dança.

Se a educação por si só já é um elo de transformação na vida de crianças e jovens, quando se educa pela arte, pela poesia ou pela musicalidade. Essa educação perpassa, deixando marcas transformadoras, seja no âmbito social e/ou cultural.

Informações cedidas pelo Núcleo Gestor do Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana de Santana do Cariri-CE.

FOTOGRAFIA – Frame Produções

Um comentário:

  1. LUCÉLIA, VOCÊ É UMA PESSOAL GENIAL E UMA COMPETENTE PROFISSIONAL. PARABÉNS POR ABRILHANTAR ESSE EVENTO DE NOSSA ESCOLA. UM ABRAÇO.
    SANDRO CIDRÃO
    DIRETOR FUNDADOR

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!