27/06/2017

Em breve será realizado o VIII Seminário Artefatos da Cultura Negra

O trabalho com a história e cultura africana e afrodescendente tem apresentado novos desafios que se voltam para uma mudança de postura, para o questionamento dos paradigmas eurorreferenciados, para a construção de uma sociedade na qual seja possível o convívio positivo com a diversidade étnico-racial, e assim fazer valer a justiça de tratamento para tod@s.

Nesse contexto, o Congresso Artefatos da Cultura Negra configura-se enquanto importante espaço de formação nas temáticas da Africanidade e Afrodescendência no Cariri cearense, e um possível caminho de enfrentamento às práticas e conceitos racistas historicamente construídos, uma vez que apresenta abordagens propositivas e potencializadoras de processos de empoderamento a cada edição.

O evento tem estabelecido interlocução com as reivindicações de combate ao racismo institucional, de implementação de ações afirmativas para a população negra, dos processos de formação docente, das necessidades das universidades revisarem as bases epistêmicas dos seus currículos, dentre outros.

Pretende-se, com a realização do VIII Artefatos da Cultura Negra, fortalecer espaços de reflexão das principais demandas da população negra na contemporaneidade, bem como construir uma agenda propositiva que aponte caminhos para a superação das desigualdades e construção de uma realidade que positive a importância da África e do povo afrodescendente na construção da sociedade brasileira.

Assim, na edição deste ano, busca-se a tentativa de re-visitar o passado, olhar para o presente, para desenhar um futuro melhor para a população negra. Movimento Sankofa de Sermos! Sejam tod@s bem-vind@s!!!

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER
Departamento de Educação – URCA
Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC
Universidade Federal do Cariri – UFCA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE/Campus Juazeiro do Norte

O VIII Seminário Artefatos da Cultura Negra será aberto a todas as pessoas que tenham interesse na temática abordada. A inscrição será cobrada, somente, das pessoas que desejarem receber o material e a certificação.
Cronograma
Período do Evento
de 25 a 30 de setembro de 2017
Submissão de trabalhos (ou até o limite de 200 trabalhos)
de 10 a 30 de Junho
Inscrição como ouvinte
de 10 de Junho a 30 de Julho
Avaliação dos trabalhos (envio para os pareceristas)
de 15 a 30 de julho
Divulgação dos trabalhos aprovados e envio das cartas de aceite
dia 15 de agosto
Envio dos trabalhos completos para o e-mail do evento
até 30 de agosto

Para maiores informações clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!