04/05/2017

Oficina de Introdução à Fotografia na EEEP Wellington Belém de Figueiredo

“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” – Sebastião Salgado

Esta semana estou desenvolvendo junto aos alunos da EEEP Wellington Belém de Figueiredo uma Oficina de Introdução à Fotografia nas aulas da disciplina de Informática Básica. Participaram da oficina os alunos das turmas de Finanças (1ºB), Agronegócio (1ºC) e Edificações (1ºD).

Foram duas aulas de teoria e uma aula prática explorando o próprio ambiente onde localiza-se a escola. Depois de compreendermos desde a definição de fotografia, passamos para o estudo da regra dos terços, zoom ou aproximação real, flash para equilibrar a luz, como criar ilusões com perspectiva, foco, plano de fundo, a importância do cuidado na fotografia com crianças, sequências e molduras.

Ainda assistimos ao documentário sobre “A Arte e a Ciência da Fotografia” para conhecer melhor a contribuição de todos os pesquisadores e cientistas que contribuíram na construção e descoberta desta invenção tão mágica.

Logo em seguida fizemos a prática, onde os alunos, usaram a câmera de seus celulares para fazerem seus registros fotográficos no ambiente escolar.

A fotografia “é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível”. Para além da definição, diria que é a arte de desenhar com uma câmera fotográfica... educando o olhar através da percepção do ambiente e da sensibilidade para transmitir através de outra forma de linguagem uma mensagem.

Um comentário:

  1. OLÁ

    VENHA PARTICIPAR DO MAIOR EVENTO DA ATUALIDADE QUE É A HISTÓRIA DE UM PAÍS REAL IMAGINÁRIO CHAMADO HÁDESER QUE SERÁ CONTADO EM CAPÍTULOS CURTOS MAS CHEIOS DE HISTORICIDADE.

    NÃO PERCA , ACOMPANHE E COMENTE.

    OBRIGADO MINHA SEGUIDORA VIRTUAL QUE MUITO ME HONRA.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!