06/03/2017

Meu relato do quanto caminhei para alcançar a chamada inclusão digital!

Ninguém nasce sabendo de tudo, mas devemos estar prontos para aprender!

Sou da geração que não nasceu imersa na tecnologia... época de computadores caros, artigos de luxo e, a internet era um sonho de consumo e até hoje de certa forma ainda lutamos para estar sempre melhorando no tocante ao acesso à Internet.

Lembro de só ter disponível para fazer meus trabalhos da faculdade a antiga Ilha Digital que atualmente está desativada... esperava numa fila onde muitas vezes as pessoas estavam apenas acessando redes sociais, auge do antigo Orkut e eu enlouquecida porque precisava esperar para conseguir fazer a tempo meus trabalhos da faculdade.

Quando começou a modalidade dos cursos a distância feita em ambientes virtuais pirei completamente... tive que ir ao Crato por vezes fazer provas em cyber porque não tinha acesso à Internet em Nova Olinda. Mas, conclui meu curso a distância obtendo certificação plena pela Ágere Cooperação em Advocacy no Curso de Formação em História e Cultura Afro-Brasileira. Ufa! Esse foi o primeiro de muitos!

VERGONHA – Meu primeiro e-mail foi um amigo que criou porque eu não sabia nem como fazer e sempre estava dependendo de outras pessoas para fazer pesquisas online e isso eu nunca gostei... me incomodava muito... muito mesmo!

PONTA PÉ INICIAL – Terminei minha faculdade no ano de 2003 e literalmente corri para dentro de uma escola de informática. Fiz o meu primeiro Curso Profissionalizante em Computação. Detalhe, eu estava morando em Potengi onde passei 03 anos e vinha de lá fazer este curso em Nova Olinda.

Em 2007 fiz o Curso Profissionalizante Livre de (nível básico) do Windows pelo Instituto Universal Brasileiro.

Com pouca experiência ainda, me tornei Coordenadora do Centro de Inclusão Digital-CID do Instituto do Desenvolvimento Socioambiental Sustentável-IDSS de Nova Olinda de onde saí para fundar junto com dois amigos a empresa Click Informática em 12 de setembro de 2008.

Neste mesmo ano eu já tinha participado de um Projeto de Extensão Universitária intitulado “CANTE LÁ, QUE EU CANTO CÁ” desenvolvido pela Faculdade 7 de Setembro onde participei de uma Oficina de “Criação de Blog”.

Ainda neste mesmo ano fiz o Curso de Montagem e Manutenção de Computadores pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e o Instituto Padre Reus-IPR com carga horária de 260 horas-aulas.

Em 2010 tive minha primeira experiência num Laboratório Educacional de Informática-LEI sendo contratada pela EEFM Padre Luís Filgueiras onde comecei a desenvolver juntamente com um grupo de alunos o Projeto Rede de Blogs de Nova Olinda-CE: uma ferramenta inovadora no processo educacional. Neste mesmo ano e no ano seguinte junto a esses alunos fizemos 02 Oficinas de criação de blogs.

E, desse projeto vieram muitos frutos como medalhistas da Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE e apresentação no IV Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes através da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Ainda fomos duas vezes contemplados com o Prêmio Construindo a Nação através do Instituto da Cidadania Brasil e recebemos o selo do Instituto Faça Parte.

RESPONSABILIDADE – Nesta época (2010) criei o blog da escola Padre Luís Filgueiras que está na rede até hoje!

E por falar tanto em blog também acabei criando um blog de teste que chamei de Reflexões de Lucélia Muniz, uma espécie de diário e de ambiente de estudo. Acontece que este blog decolou! Acabei por nomeá-lo Ubuntu Notícias e hoje tem mais de 500 mil acessos! Virei blogueira! E estudo muito para isso... muito mesmo!!!

FORMAÇÃO PELA CLICK INFORMÁTICA – Ganhei motivação e fui atrás de me qualificar cada vez mais... foi aí que fiz o meu primeiro curso pela Click Informática em 2010. Conclui o Curso Profissionalizante em Informática já com qualificação em 02 sistemas operacionais. Em 2015 voltei e dei continuidade a minha qualificação fazendo novamente o Curso Profissionalizante em Informática da Click Informática numa nova proposta, uma vez que atualizamos os nossos cursos a cada turma.

Em 2013 participei da Formação para Professores da Rede Pública Estadual - Projeto Professor Aprendiz sendo a professora formadora no Polo Araripe na área de Tecnologia da Informação e Comunicação-TICs.

Em 2014 fui para uma escola de ensino profissional a EEEP Wellington Belém de Figueiredo concorrendo com meu certificado da Click Informática e assumindo o Laboratório Educacional de Informática-LEI da referida instituição de ensino. Aqui comecei a desenvolver o Projeto Recortes da Literatura Nordestina: dos livros impressos aos e-books. Esta experiencia foi compartilhada no blog da TV Escola.

A FRAME PRODUÇÕES - A Frame Produções Áudio Visual nasceu oficialmente em 30 de Julho de 2014 da parceria com Aristóteles Alencar. Somos amantes das artes visuais e decidimos investir neste ramo a fim de proporcionar às pessoas um trabalho eficiente e de qualidade! Temos um trabalho dedicado a fotografia, filmagens, mensagens, elaboração de matérias, produção áudio visual e criação de artes gráficas em geral.

Fotografia e filmagem, como assim? Isso mesmo! É que desde o Projeto da Rede de Blogs desenvolvido na EEFM Padre Luís Filgueiras acabamos por ter contato e buscar muitas formações nesta área. A fotografia abriu uma nova janela diante de meus olhos e comecei a fazer outra leitura do mundo.

Em 2016 gravei para a Maria Farinha Filmes Produções do Rio de Janeiro-RJ que esteve em nosso município gravando para a obra audiovisual  intitulada provisoriamente de “Jovem de Futuro” de titularidade do Instituto Unibanco que tem sede na cidade de São Paulo. Neste documentário serão exibidas experiências de protagonismo de 15 escolas das regiões do Brasil. Além de mostrarem as experiências em protagonismo fundamentadas a partir de projetos socioeducacionais foram registradas as experiências de gestão de cada escola e dos professores e alunos.

Este ano (2017) voltei para a EEEP Wellington Belém de Figueiredo concorrendo com meu certificado da última formação pela Click Informática... última entre aspas, porque ainda vou fazer muitas outras... eu não nasci sabendo, mas tenho força de vontade e curiosidade para aprender. Você tem dúvida disso?

Lucélia Muniz da França – (Eterna Aprendiz).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!