27/01/2017

#ChegueiEnsinoMédio: governador lança projeto para alunos que saem do Ensino Fundamental

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltado aos alunos que concluíram o 9º ano e será realizada nas escolas do Estado até o fim de fevereiro

O compromisso de garantir a formação escolar completa aos estudantes da rede pública estadual em cada um dos 184 municípios cearenses. Foi dentro desta proposta que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou nesta sexta-feira (27), no Centro de Eventos do Ceará, o #ChegueiEnsinoMédio. Parte de um conjunto de ações voltado aos alunos que concluíram o 9º ano, a iniciativa será realizada nas escolas do Estado até o fim de fevereiro, período no qual as instituições ofertarão programação especial de boas-vindas para acolher e preparar os jovens rumo ao ingresso no Ensino Médio.
No evento realizado na Capital, o governador Camilo Santana recebeu 1.000 representantes dos estudantes das cidades, prefeitos, secretários municipais e gestores escolares de todo o Ceará. O lançamento do #ChegueiEnsinoMédio apresentou aos novos alunos do 1º ano - que começam as aulas nas escolas públicas do Estado a partir da próxima segunda-feira (30) - as principais ações do Governo do Ceará voltadas a melhorias de condições do Ensino Médio na rede pública.
Acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Educação, Idilvan Alencar, Camilo Santana destacou que a iniciativa é uma forma de incentivar os estudantes. "O Ceará está dando exemplo para todo o país que é possível sim construir uma política educacional focada e continuada. Hoje temos as melhores escolas públicas do país. Nós queremos agora que o Ensino Médio cearense siga em destaque. Aqui é momento de receber esses alunos, estimulando-os neste momento de saída do Ensino Fundamental para que eles continuem interessados e possam nos próximos três anos identificarem suas vocações e a gente transforme o Ensino Médio do Ceará um enorme exemplo para todo o país", afirmou o chefe do Executivo.
Em rede social, o Secretário de Educação, o Sr. Idilvan Alencar deixou a seguinte mensagem: Nós, que fazemos a educação estadual do Ceará, recebemos com muita alegria os nossos queridos alunos . O desafio da conclusão e aprendizagem é o próximo passo . # chegueiensinomedio”
A programação
Até o fim de fevereiro, as instituições de ensino prepararam uma programação especial para esse momento de acolhimento e boas-vindas. Cada escola terá autonomia para definir sua agenda. Serão ofertadas propostas diferenciadas de motivação e integração que despertem o interesse e a valorização dos estudos no Ensino Médio. Entre as ações previstas estão palestras, oficinas, minicursos, além de atividades culturais e de lazer.
Dos 1.000 estudantes que vieram para o lançamento da iniciativa, 955 são do Interior e vieram à Capital pela primeira vez. Eles chegaram em Fortaleza na última quinta-feira (26) e conheceram pontos turísticos como o Cineteatro São Luiz, a Praça do Ferreira e a Arena Castelão, além de terem participado de um city tour pelas praias da Capital.

Fotos: Marcos Studart e José Wagner/Governo do Ceará

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!