sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

#EducaçãoNotaDezNoCeará: Prêmio reconhece avanços em 301 escolas da rede pública estadual

Um dos destaques desta edição do prêmio foi o aumento significativo no percentual de crianças alfabetizadas ao término do 2º ano em 2015 no Ceará

Na manhã desta sexta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará, o governador Camilo Santana entregou o Prêmio Escola Nota Dez às 301 escolas públicas do Estado que se destacaram no ano passado. Esta foi a oitava edição do evento, que acompanha os avanços das instituições de ensino cearenses incluídas no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC), a partir de dados fornecidos pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). São avaliados alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, tendo como base resultados de alfabetização e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Um dos destaques desta edição do prêmio foi o aumento significativo no percentual de crianças alfabetizadas ao término do 2º ano em 2015 no Ceará. Em 2007 (ano em que o PAIC foi transformado em política pública prioritária), era de apenas 39,9%. No ano passado, esse número passou para 86%. 
"Nós saímos de cerca de 39% para quase 90% de alunos de escolas da rede pública com nível desejável de alfabetização no Ceará. Foi um avanço significativo e a evolução foi reconhecida nacionalmente. O Ceará vem gastando R$ 52 milhões só com premiações desse programa. Foi uma pactuação feita com os municípios, com metas, objetivos e resultados. E para nós é uma grande satisfação hoje ter recebido o resultado do IBEP (Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas) que mostra que, entre as 100 melhores escolas públicas do país, as 24 primeiras são cearenses e ao todo 77 são da nossa rede estadual. Isso mostra que políticas públicas sérias tornam possível construir um caminho melhor para a educação brasileira", comemorou o governador Camilo Santana.
Segundo o SPAECE, 309.933 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais de 4.500 escolas públicas participaram da avaliação externa da Secretaria da Educação, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Das escolas da premiação referente à 2015, 300 foram de 2º e 5º anos, enquanto uma foi de escola de 9º ano.
Presente no evento, o secretário da Educação no Ceará, Idilvan Alencar, destacou que os avanços na Educação do Estado são motivos de comemoração, mas acima de tudo alerta para que os esforços da gestão estadual sejam mantidos e ampliados nos próximos anos. "É importante a continuidade desse trabalho e manter o regime de colaboração, com foco nos alunos, na aprendizagem e no real acesso à Educação. Isso tem que ser política de estado. Transcende gestão. Não é questão partidária ou de quem ganhou eleição. Fazemos isso pelos alunos do Estado do Ceará. Nós temos dois grandes desafios: o primeiro é manter esse resultado de excelência. Não é fácil. O segundo é avançar fortemente nos resultados do 9º ano. A partir de janeiro vamos percorrer todo o Estado do Ceará", afirmou o titular da Seduc.
FOTOGRAFIA: José Wagner e Ariel Gomes/ Governo do Ceará

Um comentário:

  1. Passando para desejar um bom natal, com Noel ou não, mas repleto de Jesus em cada mente e coração. Que o esperançar de novos dias, traga um renovado e renovador ano, pleno de possibilidades, transbordante de paz,saúde, prosperidade e muito amor para você, seus parentes, amigos, vizinhos e toda nossa “aldeia planetária”.

    Um fraterno e grande abraço. Com as minhas sinceras vibrações por tempos melhores para todos nós.

    Não vou te dedicar uma mensagem específica, mas um escrito de natal ou ano novo, selecionado “aleatoriamente” pelo sistema em:
    http://www.aponarte.com.br/2016/12/mensagens-natal-ano-novo-sorteadas.html

    Espero que goste.

    Bom natal e melhor ano novo!

    ResponderExcluir

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)