02/11/2016

Finados: luz e oração aos nossos entes queridos falecidos

O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam encantadas. Guimarães Rosa

O Dia de Finados já é há muito tempo uma tradição. Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México) é celebrado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.

Acender velas, levar flores e fazer as orações para nossos entes queridos falecidos... uma tradição que se repete ano após ano no dia 02 de novembro. Mesmo sendo feriado é um dia que movimenta o comércio: venda de flores e velas, por exemplo; ainda recebemos parentes distantes que prezam por esta tradição.
No cemitério São Sebastião em Nova Olinda a movimentação de pessoas começa cedo com a limpeza e pintura dos túmulos e das lápides. Dentre os jazidos os das muitas famílias conhecidas aos anônimos onde os nomes não aparecem sequer na cruz sobre a lápide.

É momento de oração e recordação... são muitas lembranças dos que já se foram...
Mesmo nas lápides não visitadas há quem passe e deixe uma velinha acesa. E no final das contas, iluminamos e somos iluminados!

Há dor que mata a pessoa
Sem dó e sem piedade,
Porém não há dor que doa
Como a dor de uma saudade.
Patativa do Assaré

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!