06/11/2016

Combate à intolerância religiosa é tema da redação do Enem 2016

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016 tem como tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

 Aproximadamente 8,4 milhões de candidatos redigiram sobre o tema que segue a tendência dos anos anteriores de trazer uma proposta com abordagem social.

O assunto vem sendo bastante discutido nos últimos anos, entre outros motivos, devido ao preconceito sofrido por adeptos das religiões de matriz africana.

No plano político, o aluno poderia seguir vários caminhos, principalmente identificando aspectos políticos e culturais do problema. Um argumento poderia ser a referência à intolerância religiosa como crime de ódio no Brasil, comportamento que fere a dignidade e a liberdade de fé, que é uma garantia constitucional.

Para a correção da redação, são levadas em conta cinco competências: o domínio da língua portuguesa; a compreensão do tema proposto; a capacidade de selecionar e organizar ideias; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a elaboração de intervenção para o problema abordado.

Veja a lista dos dez últimos temas da redação do ENEM:
2007: O desafio de se conviver com as diferenças;
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar;
2009: O indivíduo frente à ética nacional;
2010: O trabalho na construção da dignidade humana;
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21;
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!