05/07/2016

Santana do Cariri é sede do V Campeonato Interestadual de Kung Fú e Boxe Chinês

No último final de semana, Santana do Cariri sediou a quinta edição do Campeonato Interestadual de Kung Fu e Boxe Chinês, evento que reuniu cerca de 300 atletas lutadores dos nove Estados Nordestino.
A competição que aconteceu neste sábado (02) e domingo (03) foi realizada no Ginásio Poliesportivo de Santana do Cariri contando com disputas nas modalidades do Kung Fu, sendo de formas e movimentos tradicional e moderno, competições de combates de Sanda e Shuai jiao, além das quinze lutas profissionais valendo cinturão e premiação em dinheiro.
Promovido pela Associação Cearense de Artes Marciais Chinesas e Prefeitura Municipal de Santana do Cariri com o apoio da Federação Cearense de Kung Fu Wushu teve como objetivo viabilizar a prática e difundir as artes marciais chinesas no Estado.
Nesta quinta edição, o torneio recebeu representantes de 30 Associações e Equipes do Ceará e dos estados do Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. Ainda contou com a participação da organização de várias equipes de Muay Thai da Região do Cariri.
De acordo com a Prefeita de Santana do Cariri, Danieli Machado, o evento faz com que o município ganhe uma maior visibilidade na área esportiva, e contribui para o fortalecimento do turismo local, gerando desenvolvimento e renda para a população santanense.
Para os organizadores, o número de participantes deste ano foi o dobro das últimas edições da competição. “Isso mostra o crescimento que o Kung Fu vem tendo em nosso estado, não apenas em relação aos atletas, mas também percebemos isso na sociedade em geral, que procura no esporte a prática para um melhor condicionamento físico atrelado a qualidade de vida, já que esta é uma atividade desportiva que faz bem ao corpo e a mente”, explica o Sifú Batista o coordenador e idealizador do evento.
Na abertura do evento, o público presente acompanhou a pesagem oficial dos lutadores de Sanda profissional e os principais lutadores de Kung Fu profissional do Nordeste se enfrentaram em combates valendo cinturões e premiação em dinheiro além do desfile das equipes inscritas na disputa. Ainda aconteceu a apresentação da banda de Música do Município de Santana do Cariri e também apresentações de formas tradicionais da cultura chinesa que, segundo a crença, promove bons fluidos e felicidade aos competidores e a plateia.
Já no domingo (03), as atividades do torneio começaram as 8h da manhã, com os atletas disputando medalhas nas modalidades de Katis (Movimentos tradicionais e modernos do Kung Fu), competições de combates de Wushu Sanda e Shuai jiao.
Segundo Sifú Batista, o evento é voltado para todas as faixas etárias e reuniu um público aproximado de 3.000 pessoas. “É um encontro para toda a família. As equipes montam suas torcidas e geram um clima de disputa sadia. O esporte tem esse espírito: competir com respeito ao adversário. E tudo isso acaba contagiando quem está nas arquibancadas”, ressalta o Mestre.
O Campeonato Interestadual de Kung Fú 2016 teve entrada franca. E, contou com alguns colaboradores: Vereador João Cabral, Andréia Silva (SINTRAF Nova Olinda), Lelé Feitosa (Frigorífico São Francisco), Mestre Espedito Seleiro, Dr. Abdemir Maia, Fan do Arara Som e o SESC Crato. Mais informações sobre o evento pelos telefones (88) 9 9714 7534 ou (88) 9 9289 7082. 

Um comentário:

  1. Parabéns a Nova Olinda por não ter dado a chance desse belo trabalho ter seguido a diante, feito pelo meu grande amigo e professor Sifu Batista. Talvez Hoje o esporte Novolindense teria algum destaque, coisa que não tem né.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!