18/02/2016

Projeto Colaborativo

Cada vez mais o desafio na escola é trabalhar coletivamente, com a metodologia de projetos e de forma colaborativa entre disciplinas que dialoguem interdisciplinarmente para favorecer a aprendizagem.

E o professor precisa estar atento em como construir esse novo jeito de trabalhar com outros professores de sua área e de outras, para permitir que os educandos estabeleçam conexões entre os conhecimentos.

Assim, um projeto de literatura, por exemplo, pode integrar-se com as artes, a história, a geografia, a matemática, com a ecologia e a educação física.

Mas e o Currículo como que fica?

O Currículo escolar geralmente parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e de outros conteúdos integrantes da rede de ensino a que pertence. Mas ao professor cabe ampliá-los conforme as necessidades e os interesses dos alunos, ousando também em outros temas que desafiem ao posicionamento crítico sobre o mundo em que vive, num exercício pleno de construção da cidadania.

Por exemplo, é possível estudar também o Estatuto da Criança e do Adolescente, entender a maioridade penal, etc., enfim, construir opinião própria sobre temas do mundo juvenil.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!