14/01/2016

Filme Vozes Inocentes

Voces inocentes (título original) é um filme mexicano de 2004, do gênero drama histórico, dirigido por Luis Mandoki. A trama se passa durante a Guerra Civil de El Salvador, e se baseia na infância do roteirista Oscar Torres. O filme aborda o uso militar das crianças e também mostra a injustiça contra pessoas inocentes que são obrigadas a lutar na guerra. Ele segue a história do narrador, um menino chamado Chava.

“(...) conta a comovente história de Chava, um garoto pobre de 11 anos, que vive em uma favela de El Salvador e tenta evitar ser convocado pelo governo no seu décimo segundo aniversário. A história é baseada na vida real do roteirista Oscar Torres, que teve sua infância interrompida como a de tantas outras crianças devido à desumanidade do capitalismo em forçar meninos de 12 anos a pegarem em armas em nome da sua própria pobreza.

No decorrer do filme diversas cenas mostram com clareza como a guerra e a miséria podem destruir vidas e famílias. Poucas vezes o cinema foi capaz de mostrar com tanta clareza como as mazelas do capitalismo são devastadoras, levando o espectador à emoção com o eterno clima de perda de inocência do filme, que se torna mais pesado com a eterna lembrança que estão vendo uma história real e que pior, ainda não acabou.

É bem verdade que muitos momentos o filme tenta parecer neutro ou colocar governo e guerrilheiros no mesmo barco, entretanto, a pobreza sempre presente ao lado da violência de Estado deixa claro quem é o inimigo do povo.”
Via site do PSTU

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!