segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Gerenciamento da Sala de Aula - Regra Geral nº 1

Falei sobre 11 regras que contribuem para ajudar no gerenciamento da sua sala de aula. Aqui vai o detalhamento da Regra no. 1.

REGRA Nº 01: Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma.

Ao planejar no início do ano traçamos uma série de objetivos acadêmicos para a turma e conforme já foi escrito em outro artigo, só planejar o currículo acadêmico é insuficiente.

Temos que ter em mente o currículo oculto que envolve atitudes, comportamentos e experiências que os alunos trazem.

Definido o currículo acadêmico, bem como o currículo oculto a ser trabalhado, é preciso traçar objetivos para cada um deles.

Aqui vai um aviso importante:  é preciso `traduzir` esses objetivos em uma linguagem que tanto os alunos quanto os Pais compreendam, pois cada um dos envolvidos deve saber o que se espera deles.

Por isso os objetivos têm que ser palpáveis, mensuráveis e quantificáveis.
Você pode por exemplo separá-los em blocos de metas a serem atingidas dentro do bimestre ou semestre.

Ao longo do prazo estabelecido para cada meta, monitore, acompanhando os resultados e fazendo os ajustes e principalmente, dê e peça feedback aos Pais, só assim você evita mal entendidos e força os Pais a se envolverem mais em todo o processo e torna os alunos mais comprometidos com o próprio resultado.

Outra dica é criar uma Ficha de Auto Avaliação onde estarão especificadas as metas para aquele bimestre ou semestre com as devidas ações que cada um deve realizar naquele período.

Ao longo do processo peça para o aluno e o Pai assinalar se estão fazendo cada qual a sua parte, e depois você pode na Reunião de Pais sugerir ajustes para cada um dos envolvidos que necessitarem de ajuda.

Desta forma ficará claro que todo o processo educativo tem 3 partes: a do PROFESSOR, a do ALUNO e a da FAMÍLIA, e que cada um deve fazer a sua parte para que o resultado esperado seja alcançado.

Aguarde que vem mais dicas por aí !!!

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)