06/11/2015

Ambiente Procedimental

Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado.

Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado.

Nos últimos artigos já falei sobre o que é e o que não é gerenciamento da sala de aula, e também falei sobre procedimentos para a sala de aula.

Talvez você conheça alguém que já tenha dito: "não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para a Coordenadora ou para a Diretora" e está resolvido.

Quando o Educador, por motivos banais, envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem negativa de si mesmo para várias pessoas:
- Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver;
- Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão;
- Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de   conhecimento/competência para controlar/gerenciar a sala de aula;
- Colegas: os outros Professores veem que o colega perdeu o controle da sala;
- Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.

Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais, para a Coordenação, você já sabe, esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.

Convido você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:
- entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro;
- tarefas de sala/tarefas de casa/trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo;
- quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo;
- quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer;
- quando o aluno perde algum material;
- quando alguém é acusado de roubo na sala de aula;
- quando alguém fala mentiras;
- quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física);
- quando ocorre reunião de pais;
- em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação;
- em quais situações é enviado bilhete aos Pais;
- em quais situações os Pais são chamados na escola.

Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.

Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.

Lembre-se você brilha quando faz com competência e organização além do que lhe é pedido.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

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