terça-feira, 22 de setembro de 2015

Usando práticas deliberativas em sala de aula

Nunca esqueça que: não mudamos ninguém, só podemos mudar a nós mesmos, no entanto quando fazemos isso, impactamos as pessoas a nossa volta que são naturalmente contagiadas e transformadas, levando-as a mudarem a si mesmas. O que nos leva a próxima dica.

Você já reparou quando um filme está para ser lançado, uma novela, um documentário, enfim, o canal de TV, cinema, editora DELIBERADAMENTE utiliza de recursos que apelam aos 5 sentidos para fazer o ouvinte
prestar atenção e aguçar a sua curiosidade?

Eles separam os melhores trechos, utilizam uma música impactante, apelam para a emoção e a curiosidade que deixam o ouvinte em um estado de euforia crescente, cada vez que ele é submetido a esta estratégia.

Já disse que você é o Líder na sua sala de aula, você é o Guia, o dono do Mapa, o único que conhece o percurso, você é aquele que propiciará a jornada para todo o grupo. Então você pode e deve utilizar de práticas deliberadas para envolvê-los, ou seja, criar situações, intencionais, no sentido de aguçar-lhes a curiosidade, tornar a jornada
excitante, deixá-los com fome.

Como fazer isso na prática? Ora, interrogue os alunos sobre o assunto que será ensinado, aborde alguns tópicos antes de expor o conteúdo, traga algumas situações controversas para gerar um debate. Inicie com um problema, desafio ou enigma e incite-os a apresentarem soluções.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)