quarta-feira, 9 de setembro de 2015

COOPERAÇÃO em sala de aula

Em uma viagem, quando temos pressa em chegar, vamos SOZINHOS, porém quando a distância é longa o melhor é estarmos ACOMPANHADOS.

Esta jornada que você iniciou é longa, é feita em grupo. Por ser uma jornada longa pressupõe que ocorrerão diversas situações que necessitarão de várias pessoas para solucioná-las.
Assim, neste grupo o tom de trabalho deverá ser a COOPERAÇÃO. E o Líder, deverá não apenas possibilitar o ensino cooperativo, mais estar aberto para compreender que o ensino partirá não apenas dele, mas que circulará entre todos.

O Líder não é o único detentor do conhecimento, o Líder favorece que novos ambientes de aprendizagem sejam formados. Assim cada parceiro de viagem também será um ensinante ao mesmo tempo que também é aprendente.

Durante a jornada caberá a TODOS contribuírem para o sucesso dela, na superação dos desafios e na resolução dos problemas.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.