16/06/2015

Projeto mostra como as mulheres se relacionam com véus islâmicos

A relação entre liberdade, beleza e véus islâmicos. É disso que se trata a série "Rostos da Liberdade", da fotógrafa Alexandra Kremer-Khomassouridze, do Azerbaijão, país localizado na Ásia.
A série retrata 50 mulheres de países, históricos e profissões diferentes, explorando suas percepções de identidade em relação ao uso de hijabs, véus geralmente usados por mulheres muçulmanas. As imagens fazem parte de uma exposição que acontece em Londres, no Reino Unido, desde o mês de fevereiro/2015.
Cada mulher retratada aparece nas fotos com e sem hijab. "Essa exposição é o meu jeito de interpretar e explorar essas diferenças - a de usar um hijab e a liberdade de não usar--", explicou a fotógrafa em entrevista ao BBC. "Algumas de minhas modelos choraram e disseram que nunca mais usariam o véu. Outras falaram o oposto, que sempre usariam o véu".
A fotógrafa, que atualmente mora na França, conta que o projeto surgiu quando ela voltou a cidade de Baku, no Azerbaijão, em 2011. "Quando deixei o Azerbaijão, há 22 anos, o hijab estava em declínio, principalmente entre as mulheres mais jovens. Elas preferiam usar jeans e minissaias como um sinal de que estavam adotando uma nova ideologia de multiculturalismo", diz a artista.
"Quando voltei, duas décadas depois, me surpreendi em ver jovens do país optando por usar o véu. Senti como se estivesse descobrindo uma nova Baku, cheia de contrastes interessantes onde a liberdade pode parecer diferente para pessoas diferentes", concluiu Alexandra.

2 comentários:

  1. Adorei o post.
    Muito interessante. Eu tenho muita vontade de experimentar o hijab. Isso é cultura, muitas pessoas associam o uso do hijab com machismo. Talvez, as coisas não devem ser olhadas por esse lado.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Nathalia!!!
    Não gosto da ideia da obrigatoriedade!!! Se implica em valorizar a cultura e estar relacionado a cultura de um povo... é valido! Um abraço!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!