22/04/2015

LAMPIÃO – Uma Saga em Quadrinhos de Klévisson

Ilustração do HQ

Num trecho da obra intitulado de acervo de imagens das coisas do Sertão nordestino, o autor Klévisson traz a seguinte indagação:
Sempre me irritou a falta de referências no tocante à cultura brasileira, de uma forma mais segmentada. Há bem pouco tempo, quando precisávamos desenhar um índio, intuitivamente recorríamos aos filmes de faroeste ou qualquer coisa do gênero, simplesmente porque nossos nativos e suas culturas raramente têm na mídia o espaço necessário à sua divulgação, graças ao estado de colonização e alienação que nos é imposto pelos países ditos de primeiro mundo.
O Nordeste sofre o mesmo processo. Nos últimos anos, a teledramaturgia criou muitas novelas buscando aproximar-se deste universo tão particular do nosso mais genuíno caboclo, porém acredito que os diretores de arte, redatores, figurinistas e cenógrafos sempre se deparam com este mesmo problema: “falta de conhecimento de nossos próprios valores culturais”. Infelizmente, muitas vezes nos são apresentados estereótipos, e não a realidade.
Ilustração do HQ

Não raro, vemos “cangaceiros” que mais lembram vaqueiros americanos ou tupis fazendo a dança da chuva e fumando cachimbo da paz. É simplesmente patético. Um povo que desconhece sua própria cultura é sobretudo um povo fraco, vulnerável. Primeiro vamos olhar um pouco mais para o nosso próprio umbigo e então vamos desbravar o mundo, mas com os nossos próprios olhos.
Esta é minha sincera contribuição aos futuros quadrinistas, cineastas e teatrólogos que veem no universo regionalista um campo rico de símbolos, histórias e imagens.

Sobre a Obra
Uma Saga em Quadrinhos de Klévisson
LAMPIÃO
...Era o cavalo do tempo atrás da besta da vida

“O álbum ‘Lampião’, vencedor do prêmio HQMix de melhor graphic novel nacional de 1998, criado pelo quadrinista cearense Klévisson, vem provar que, na era da computação gráfica, expressividade e originalidade ainda fazem a diferença. Sendo uma das mais surpreendentes publicações dos últimos tempos, ‘Lampião’ impressiona pela pesquisa histórica e fidelidade cultural. Com domínio técnico e criatividade, ele fez ainda mais: possivelmente um marco nos quadrinhos brasileiros”.
Wellington Srbeck – revista PALAVRA (set/99)
Este HQ encontra-se disponível na Biblioteca da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.
Ilustração do HQ -liforme de vaqueiro
Ilustração do HQ -alpercatas
Ilustração do HQ -liforme de Cangaceiro
Ilustração do HQ - Sela de montaria
Ilustração do HQ - Sela de montaria


0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!