17/03/2015

Minicurso Estudo e Interação nas Redes Sociais

Professora Lucélia Muniz
Laboratório de Informática
Apresentação
O que são redes sociais?
Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns na internet. Estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro desse sistema. Em outras palavras, Segundo Brown e Barnett, “o agrupamento de indivíduos, de acordo com as posições que resultam dos padrões essenciais de relações de obrigação, constitui a estrutura social de uma sociedade”. E são virtuais, obviamente, porque se refere às comunicações via Internet que extrapolam as quatro paredes convencionais.
As redes sociais fazem parte das mídias sociais, que é a produção de conteúdo de forma não centralizada, onde não há o controle editorial de grandes grupos. A chamada produção de muitos para muitos.
As redes sociais têm transformado a forma de comunicar das pessoas, tamanha a capacidade do seu alcance mundial, influenciando opiniões, mobilizando e criando grupos e trazendo informações em questão de segundos. As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, MySpace, Badoo), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela auto geração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.

Justificativa
O Minicurso Estudo e Interação nas Redes Sociais será ministrado durante o sábado letivo do dia 21 de Março de 2015. Será formado com duas turmas, uma no turno da manhã e a outra no turno da tarde. Cada turma será composta por 18 alunos. A mesma acontecerá na Biblioteca da EEEP Wellington Belém de Figueiredo. Através deste minicurso será possível abrir uma discussão de como as Redes Sociais podem ser usadas no campo da Educação enquanto ferramenta de estudo e interação. Além de se buscar tal entendimento será possível também colocar em prática algumas atividades relacionadas a utilização das Redes Sociais no referido campo.

Objetivo
- Compreender como as Redes Sociais podem e devem ser utilizadas como uma ferramenta didática na Escola;
- Realizar atividades práticas utilizando as Redes Sociais enquanto uma ferramenta de Estudo e Interação no campo da Educação.

Público Alvo
- Alunos das Turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Médio da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.

Conteúdo programático do Minicurso
- O que são Redes Sociais?
- As principais Redes Sociais utilizadas pelos internautas;
- As Redes Sociais na Educação;
- Criação de e-mail na conta G-mail da Google;
- Criação do perfil de seguidor no Blog da Escola utilizando o Google+;
- Aprendendo a realizar comentários no Blog;
- Como compartilhar links de matérias no Facebook e também como utilizar estes links para acessar matérias;
- Produção de texto utilizando o editor de texto Writer para realizar postagem no Blog da Escola.

Recursos
- Material impresso sobre a temática do minicurso;
- E-mail, Facebook, Google+ e Blog;
- Slides e vídeos;
- 09 computadores conectados à Internet;
- Notebook, caixa de som e projetor.

Referências Bibliográficas

GESTOR – Especialista em Tecnologia da Informação. O que são redes sociais. Disponível em http://ogestor.eti.br/o-que-sao-redes-sociais/. Acesso em 17 de Março de 2015.

WIKIPÉDIA – A enciclopédia livre. Rede social. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social. Acesso em 17 de Março de 2015.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!