terça-feira, 24 de março de 2015

Biografia de Givaldo Ferraz Bezerra

Givaldo Ferraz Bezerra nasceu aos 15 de Julho de 1966 em Caiçarinha, Distrito de Serra Talhada-PE. Filho do casal de agricultores, Francisco de Assis e Lindaura de Assis Ferraz. O terceiro filho de uma família de 14 irmãos.
Pelo fato de ser um dos primeiros filhos do casal, ainda criança teve que abandonar os estudos para ajudar os pais nas atividades agrícolas, garantindo assim o sustento da família.
Depois de adulto, passou a frequentar a escola para continuar os estudos. Concluiu o Ensino Médio Telecurso, modalidade de ensino destinada aos jovens e adultos. Ao concluir a Educação Básica continuou na agricultura, tornando-se também um grande líder comunitário.
No dia 27 de Setembro de 1983 contraiu matrimônio com Maria Pereira Bezerra, conhecida como Fátima, agricultora com quem teve 03 filhos. A mesma foi sua primeira namorada, amiga desde a infância e tinham a mesma idade. Começaram a namorar aos 15 anos de idade e efetivaram a união aos 18 anos de idade. Como esposo foi companheiro, amoroso e atencioso. Um pai de família exemplar, sempre presente na vida dos filhos para quem dedicou-se com muito afeto.
Enquanto líder comunitário assumiu a Associação de Trabalhadores Rurais do Sítio Serrinha, no Município de Nova Olinda-CE, onde permaneceu de 2001 até o ano de 2013. A postura de líder comunitário sempre foi embasada na busca constante em ajudar as pessoas, dando-lhes mais qualidade de vida. Foi responsável pelo abastecimento d’água da referida comunidade em Nova Olinda, benefício conseguido através do Projeto São José do Governo do Estado do Ceará. Trabalhou também durante 12 anos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda.
Foi sócio fundador do Instituto do Desenvolvimento Socioambiental Sustentável – IDSS, desde o ano de 2005, permanecendo até os últimos dias de vida. Nesta instituição teve notória dedicação e atuação, encabeçando vários projetos. Dedicando-se ao mesmo tempo a FECONO – Federação das Entidades Comunitárias de Nova Olinda-CE, como membro.
Era evangélico há 14 anos. E, como bom religioso, dedicava-se com fé aos ensinamentos bíblicos vindo a tornar-se Presbítero na Assembleia de Deus Missão Josué.
Faleceu aos 11 dias do mês de Julho de 2014 no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte-CE, aos 47 anos, vítima de insuficiência renal aguda, deixando sua esposa, 3 filhos e 2 netos. Deixou também um legado de ensinamentos voltados para a solidariedade e ações de um líder comunitário preocupado com o bem-estar coletivo.
Foste na vida o orgulho de sua família e amigos pelo seu jeito alegre, calmo e respeitador. Assim poderia definir, aqueles que tiveram a honra de tê-lo em seu convívio.

O Instituto do Desenvolvimento Socioambiental Sustentável-IDSS homenageia Givaldo Ferraz Bezerra dando seu nome ao Auditório da referida instituição.

Biografia escrita pela Profª Lucélia Muniz e revisada pela Profª Luciana França.

0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)