11/02/2015

Na situação de aprendizagem com projeto, o que o aluno pode vivenciar?

A aprendizagem não se restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas. Ela é, efetivamente, um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, que, por sua vez, está inserida em um contexto sócio-histórico. Logo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens de expressão.
Destacamos, ainda, que as metodologias tradicionais que se alinham com a abordagem instrucionista – centrada na transmissão de informações ao aluno por meio do livro texto, da exposição do professor ou de um software do tipo tutorial – impõem ou depositam as informações sobre o aluno, que tem poucas chances de sequer apreender tais informações, quanto mais construir conhecimento a partir delas.
Se, ao invés disso, as informações forem buscadas pelo aluno ou mesmo fornecidas a ele no decorrer de experiências ou a partir de vivências anteriores, será mais fácil de ele estabelecer relações entre essas situações e as informações, atribuindo-lhes significados por meio de um processo de aprendizagem significativa. Nessa abordagem pedagógica, a postura do aluno envolve: selecionar e articular informações; tomar decisões; trabalhar em grupo; gerenciar confronto de ideias; aprender colaborativamente com seus pares; fazer indagações; levantar dúvidas; estabelecer relações com o cotidiano, com aquilo que já sabe; e descobrir ideias e novas compreensões.

Conceito de projeto

A ideia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado; traz, igualmente, a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Projeto é, pois, uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades, cuja realização produz um movimento no sentido de buscar, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações ou caminhe no sentido de melhor compreendê-las.
Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimentos. Para isso, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem o aprendizado do aluno, tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento. (FREIRE; PRADO, 1999).
O sentido da abrangência é representado pelo trabalho por meio de projeto, no qual as diversas áreas curriculares e as tecnologias se articulam e, o sentido do aprofundamento se refere às particularidades de uma área/disciplina. Importa frisarmos que ambos os sentidos – abrangência e aprofundamento – devem estar inter-relacionados e em constante movimento, com vistas a propiciar a compreensão da atividade pelo aluno e a possibilidade de desenvolver outros níveis de relações.

FONTE
Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!