quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Currículo e ensino

Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. Assim, a elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. Registramos que o currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultantes de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. Enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecidas na dinâmica do processo educacional.
Destacamos, portanto, que uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade.
A integração de tecnologias de informação e comunicação permite, com efeito, interligar essas duas vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da internet e web, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
Ademais, o uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em planos e livros didáticos e também é trabalhado na escola.

FONTE
Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs

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