28/11/2014

Escritora Alda Cordeiro


Alda Cordeiro de Santana, nasceu no dia 14 de Novembro de 1961, no Sítio Olho D'água município de Nova Olinda-CE, filha de José Luiz Cordeiro e Maria de Lourdes Santana.
Geógrafa pela URCA Crato-CE, especialização em Planejamento Educacional pelo UNIVERSO-RJ.
Aprovada em dois concursos de Diretores; um de Articulação Comunitária; um de Ampliação de Carga Horária; um de Coordenação Pedagógica das Escolas públicas estaduais, promovidos pela SEDUC-CE.
Aprovada na seleção de Professor Orientador do MAGISTER, URCA-CRATO-CE.
Ministrou a disciplina: “Os Fenômenos Psicossociais do Fenômeno da Violência”, no Curso de Formação de Soldados de Fileiras – Campos Sales-CE, pela UECE.
Participou do Curso de Extenção em Gestão Escolar – SEDUC -UECE-CE.
Ex-vereadora e Presidente da Assembleia Municipal Constituinte do Município de Nova Olinda-CE.
1984 – Participou do 1º movimento pelas “DIRETAS JÁ!” - Assaré-CE.
1984 – Promoveu o 1º movimento em prol da cultura novolindense fazendo um intercâmbio cultural com artistas plásticos e literatos da região do Cariri e Estados do Nordeste.
1986 – Recebeu o título de membro correspondente da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni – Rio de Janeiro.
1986 – Poesias publicadas nas antologias: Escritores Brasileiros – Crisalis Editora – Rio de Janeiro, Andanças Poéticas – Pirilampo Editora – Rio de Janeiro.
1989 – Poesias publicadas na Antologia no Mundo Encantado da Poesia – Pirilampo Editora – Rio de Janeiro.
1994 – Literatura – Categoria Contos publicados em jornais: Jornal O Povo Leitor – Fortaleza-CE: Sertanejos sem sertão, Quem é rei nunca perde a majestade, Velhice não tem preço, A confederação dos Irracionais, Revista Região – Crato-CE: A terra dos leões e Velhice – Poesia; Jornal a Voz dos Municípios – Rio de Janeiro: Maramor.
1995 – Aprovada em primeiro lugar no concurso II Prêmio Ceará de Literatura – Categoria Contos promovidos pela SECUT – Fortaleza-CE.
1996 – Publica documentário sobre Festa de Apartação – lançamento exposição do Crato-CE.
1997 – Reconhecida como Personalidade Talento da Cultura Cratense – Geo – Crato-CE.
2007 – Idealizadora do Projeto Arte é Vida envolvendo artistas plásticos e literatos com o intuito de promover a cultura novolindense.

Um comentário:

  1. Eureka!... Achei-a e a conheço. Quanto tempo! Parabéns pela sua carreira bem sucedida como educadora e como escritora. Um abrço, cara Alda

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!