21/09/2014

Trilha do Buriti em Santana do Cariri

Neste sábado (20) tive a oportunidade de fazer a Trilha do Buriti – nascente do Rio Cariús em Santana do Cariri-CE.
Esta que foi uma atividade do Projeto Recortes da Literatura Nordestina da EEEP Wellington Belém de Figueiredo onde trabalho como Professora de Informática e do Laboratório Educacional de Informática-LEI da referida unidade de ensino. Junto com meus alunos do Curso Técnico em Edificações e componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda fizemos a Trilha do Buriti rumo a nascente do Rio Cariús. Contamos ainda com a presença dos Professores – Valéria Rodrigues, Janaína Nobre e Aristóteles Alencar. 
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Considerando o que se propõe no objetivo geral do Projeto Recortes da Literatura Nordestina:
- Identificar e analisar dados sobre as competências desenvolvidas no ensino de literatura em sala de aula, dando a oportunidade do aluno ter contato com a experiência cultural que emana da Literatura Nordestina e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens – verbal oral, verbal escrita, musical e visual e quanto aos diversificados temas que a abordam.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
A gente começa por reconhecer as características sociais, políticas e culturais de nossa região. Um povo que não conhece sua história nem se reconhecer diante de sua realidade, não tem identidade.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Começamos por fazer uma Trilha em Nova Olinda e agora realizamos nossa segunda Trilha em Santana do Cariri.
Ir até a fonte do Rio Cariús nos conduz a uma reflexão sobre a preservação de nossas riquezas naturais, bem como da própria importância da revitalização do Rio Cariús.
Como se diz no Hino do Município de Nova Olinda:
(...)
O Cariús com suas águas benditas
Que brotam, que geram riquezas mil”
(...)
Em nossa atual realidade, o rio símbolo de riqueza não passa de um depósito de esgotos a céu aberto. Somente na nascente do Rio pudemos desfrutar de uma água límpida, eu diria bendita também, e porque não?
Além de uma caminhada em contato com a natureza fica a reflexão do quanto perdemos ao não preservar nossas riquezas naturais.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Agradecimento aos colaboradores:
A Secretaria de Cultura de Santana do Cariri, na pessoa de Everaldo e também a Seu Cícero, nosso guia na trilha.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Professora Lucélia Muniz.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!