08/10/2013

III Encontro de Professores no Pólo Araripe – Projeto Professor Aprendiz

Formação na área de Tecnologia Educacional para Professores do Laboratório Educacional de Informática – LEI
III Encontro de Professores – Dia 01/10
No dia 01 de Outubro, nos reunimos no Centro de Inclusão Digital - Telecentro em Araripe para a realização do III Encontro de Professores na formação do Projeto Professor Aprendiz.
Roteiro da Formação:
Em parceria com o Professor de Língua Portuguesa, os Professores do LEI escolheram um TEMA para que os alunos desenvolvessem uma redação. As redações foram corrigidas e digitadas. Para ilustrações foram usadas fotografias da escola e destes alunos, bem como imagens do google imagens;
Os professores do LEI trouxeram este material para o nosso III Encontro. Neste encontro organizamos os textos e as imagens para ilustrá-los. Seguindo um tutorial fizemos o cadastro de cada escola na Plataforma ISSU, onde produzimos um e-book e o compartilhamos nos blogs das escolas e no facebook;
Troca de e-mails entre os professores que passaram a participar da formação a partir do III Encontro;
Adição destes nos amigos e no Grupo do Facebook – Rede de Blogs;
2º Momento da Formação:
Observando e analisando as fotografias feitas por alguns profissionais de nossa região e quais técnicas devem ser consideradas ao fazer uma fotografia;
Entendendo que a fotografia é “(..) antes de tudo um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabendo a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las.”
Falando sobre a importância de nos convertermos em biógrafos das imagens, registrando acontecimentos, tirando fotos do cotidiano das pessoas, etc. Com os anos essas fotos serão valiosas pelas pessoas, a roupa, os modelos dos óculos, os lugares, a decoração da casa, os animais de estimação, os veículos, os brinquedos, os eletrodomésticos…
As câmeras digitais nos permitem tirar fotos a um custo baixíssimo, com qualidade extraordinária, sem muito treinamento ou conhecimento e com capacidade de armazená-las, corrigi-las e compartilhá-las a um baixo custo e muito pouco espaço (um pendrive, por exemplo).
Compartilhamento de material com os Professores:
Apostila da Oficina de Fotografia, elaborada pelo fotógrafo Aglécio Dias (material em PDF);
Filme – O Estudante (The First Grader), sugestão para se trabalhar nas aulas de formação cidadã do Projeto Professor Diretor de Turma com alunos do 3º Ano do Ensino Médio.
Atividade para ser feita à distância:
Aprofundamento do assunto sobre fotografia através da leitura da Apostila da Oficina de Fotografia do fotógrafo Aglécio Dias para fazer a prática no próximo encontro. Na ocasião faremos a prática de fotografia no espaço temático da Euroville localizada em Santana do Cariri-CE.

Professora:
Lucélia Muniz da França

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!