terça-feira, 19 de março de 2013

Dia de São José, Padroeiro do Ceará – 19 de Março

José de acordo com o  Novo Testamento bíblico, era marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
O padroeiro do Ceará é São José, daí porque o seu dia, no calendário religioso, - 19 de março - é feriado estadual. Segundo a tradição popular cearense e os Profetas da chuva, essa data tem grande significado, pois, se até esse dia houver chuva, o "inverno" (estação chuvosa que na verdade é o verão, devido à latitude) estará garantido. Do contrário, a seca estará inegavelmente caracterizada. Essa data curiosamente coincide com o equinócio.

2 comentários:

  1. Existem todas as possibilidade, a mais absoluta liberdade de escolha. Como em um livro, onde cada letra permanece para sempre na página, mas o que muda é a própria consciência que escolhe o que ler e o que deixar de lado.
    Richard Bach

    ResponderExcluir
  2. Exemplo de homem para todos os "omis" de hoje.....

    ResponderExcluir

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)