04/02/2013

04 de Fevereiro – Dia Mundial Contra o Câncer

Incluído no grupo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), o câncer é um grande desafio em todo o mundo. No Brasil, as estimativas da doença apontam para a ocorrência de aproximadamente 518 mil casos novos.
Por isso, instituições do mundo inteiro estão se mobilizando e promovendo o Dia Mundial Contra o Câncer, 4 de fevereiro, data escolhida pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), da qual a Fundação do Câncer é membro, para disseminar informações sobre a doença e desmistificar alguns conceitos.
Com base em dados e evidências nacionais e internacionais, o câncer não é uma questão apenas de saúde. Ele afeta a vida social e econômica de pacientes e familiares, com os altos custos de tratamento, levando muitas vezes à redução dos rendimentos.
Aproximadamente 50% dos casos de câncer em países em desenvolvimento ocorrem em pessoas com menos de 65 anos de idade, comprometendo a longo prazo o desenvolvimento econômico dos países.
Sem distinção de pessoas, países ou classes sociais, o câncer é uma epidemia que atinge a todos, levando a um ônus para o sistema de saúde. No entanto, seu impacto é mais fortemente sentido nos países de baixa renda, onde acomete mais vítimas que doenças como AIDS, tuberculose e malária juntas. Estima-se que, em 2013, de 60% a 70% dos novos casos de câncer sejam em nações em desenvolvimento. O câncer é também uma doença para jovens, sendo a principal causa de mortes entre 5 e 14 anos, em muitos países. 
Está comprovado que investir em programas de prevenção para promover um estilo de vida saudável (cancer.org.br/sobre-cancer) ajuda a prevenir um terço dos tipos de câncer mais comuns.
De acordo com a UICC, os custos de tratamentos de câncer deverão alcançar 458 bilhões de dólares, por ano, globalmente, em 2030, enquanto a prevenção de seus principais fatores de risco (tabaco e álcool, dietas não saudáveis e inatividade física) custaria 2 bilhões de dólares anuais.

Fontes: Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Organização Mundial da Saúde (OMS)

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!