Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 31 de março de 2026
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Alda Cordeiro, nasceu no Sítio Olho D’Água de Santa Bárbara, sopé da Chapada do Araripe no município de Nova Olinda interior do Ceará. Desde Criança, gostava de fazer poesias; dom natural oriundo de aboios, isto é, de cantos enfadonhos, lamentosos que eram produzidos pelos seus antepassados para se ter o domínio sobre os seus animais e, que na época do deu pai, o vaqueiro poeta, José Cordeiro, se manifestou em forma de poemas musicados, compostos por seis versos cativantes que por ele eram improvisados e cantados na lida com o seu gado e também nas vaquejadas realizadas na região do Cariri e no estado do Pernambuco, divulgando a cultura do seu município. E brincando de fazer versos, isto é, substituindo as rimas de alguns aboios do seu pai, por palavras que emitiam o mesmo som, surgiu a poetisa Alda Cordeiro.
Ela é Membro Correspondente da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni-RJ; figura na Coletânia Imortais VIII da Academia de Letras do Brasil (ALB) – Porto Alegre- RS; Personalidade Talento da Cultura Cratense, reconhecida pelo GEO-Crato-CE. Escritora nova-olindense, reconhecida pela Academia de Letras do Brasil Seccional Regional Araripe-CE. Autora do cordel, Celebração das Aves e do Projeto Arte é Vida; Ex-Vereadora e Presidente da Assembleia Municipal Constituinte do Município de Nova Olinda-CE.
ENTREVISTA
UBUNTU
NOTÍCIAS -
O que quer dizer o nome O JOGO DA BELA FLOR?
ALDA CORDEIRO - Diz respeito à um joguinho tradicional de origem francesa, onde o sentimento humano é definido por entre as pétalas da bela flor, uma espécie de margarida, conhecida por Bem-me-quer, mal-me-quer.
UBUNTU
NOTÍCIAS - Fale
sobre o surgimento e a expansão do seu trabalho artístico?
ALDA CORDEIRO - O poema O JOGO DA BELA FLOR, surgiu em 28 de junho de 2024, juntamente com a inauguração da Procuradoria Especial da Mulher do município de Nova Olinda-CE. Em 2025, foi aprovado num concurso literário em Porto Alegre-RS, desde então figura na VIII Coletânea IMORTAIS da Academia de Letras do Brasil (ALB), composta por 145 escritores das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Em 2026, ao ser reconhecido como ferramenta de desconstrução social, passou a ocupar um espaço de dignidade e nobreza na sala da Procuradoria Especial da Mulher do município de Nova Olinda-CE.
UBUNTU
NOTÍCIAS - O que significa ter
uma produção literária sua, reconhecida por uma instituição que tem por
objetivo proteger, defender e
promover os direitos da mulher nova-olindense?
ALDA CORDEIRO - É gratificante não só para mim, como também para todos os artistas da terra. O reconhecimento e a valorização de qualquer obra de arte, é uma forma de identificar e de validar a Literatura Regional no município de Nova Olinda-CE. Desde já, agradeço à todos, quero dizer que em meio a intelectualidade somente quem tem luz própria é capaz de enxergar e de celebrar as qualidades do outro.
O JOGO DA BELA FLOR
Diante da natureza,
Em meio a tanto vigor,
Temos sim, uma ideia,
Do nosso grande valor,
Somos todos iguais,
Únicos e especiais,
Obra do Deus Criador.
Não existe diferença,
Entre homem e mulher,
Nem o desejo da Flor:
“Bem-me-quer, mal-me-quer?”
Em meio a diversidade,
Não existe prioridade,
A gente é o que é.
Não importa se sou alta,
Se sou média ou pequena,
Se sou branca, se sou negra,
Se sou a gota serena,
O que vale é o respeito,
Que a mulher tem por direito,
De entrar ou sair de cena.
Direito de ir e vir,
Sem sofrer perseguição,
De ampliar seu espaço,
Sem pedir opinião,
Direito de ser mulher,
De viver como quiser,
Sem dever satisfação.
Não importa se fui Amélia,
Clemência, Dolores, Glória,
Esperança, Madalena,
Piedade ou Vitória,
O que vale é no presente,
A mulher ser o agente,
Produtor da sua história.
O preconceito, o racismo,
Homofobia, a exclusão,
O olhar atravessado,
O falso aperto de mão,
São trajes de uma cultura,
Sem alma, sem estrutura,
Que existe sem ter razão.
Enfim, toda violência,
Seja física, sexual,
Moral, psicológica,
Ou a patrimonial,
São atos de covardia
O Boris Casoy, dizia:
“É vergonha” nacional.
Assim sendo, Leitor,
Balança na tua mão,
Essa, Bandeira Lilás,
“L”, de LIBERTAÇÃO,
E vamos desconstruir,
Essa cultura que está aí,
Remando na contramão.
A gente tem que mudar,
Essa Tal sociedade,
Para que homem e mulher,
Vivam com dignidade,
E um dia nesse País,
Todo casal bem feliz,
Dê Viva a Liberdade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!