Pages - Menu

Pages - Menu

31/10/2025

Festival Internacional de Máscaras do Cariri chega à 5ª edição celebrando as Conexões Confluentes | CRATO-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 31 de outubro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

O evento ocorre no Crato, de 18 a 23 de novembro, e reúne artistas do Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde

Reconhecido como o principal evento de mascaramento do Brasil, o Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) chega à sua quinta edição reunindo artistas, mestres e mestras das culturas populares e espetáculos de diferentes nacionalidades. Serão mais de 30 apresentações nacionais e internacionais, além de cortejo cultural, seminário, oficinas e ações formativas que conectam arte e pensamento.

Com o tema “Conexões Confluentes”, o festival se faz correnteza, um fluxo que atravessa corpos, territórios e tempos, entrelaçando expressões artísticas que se reconhecem na diferença. Inspirado na filosofia do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, o V FIMC convida o público a perceber o encontro como uma relação viva, em que cada margem mantém sua forma e, ainda assim, alimenta o rio comum e conflui. É desse gesto, do cruzamento de caminhos com afeto, que nasce o espírito desta quinta edição, que celebra a diversidade cultural como fonte de criação e partilha.

Durante seis dias, o festival ocupa diversos espaços do Crato: o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, o teatro do Sesc Crato, Largo da REFESA, Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (Urca) e a sede da ONG Beatos, transformando a cidade em território de convivência artística e confluência comunitária.

Entre os destaques estão o Encontro da Menor Máscara do Mundo, as exposições “Composé de Cauris” (Cabo Verde) e “Máscaras Encantadas da Chapada”, do mestre caririense Aécio de Zaira, o Seminário “Mascaramento e Outras Confluências”, além de apresentações de grupos do Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde. Uma das grandes novidades deste ano é o Giro FIMC, que espalha o festival por diferentes territórios do Crato, uma ação de intercâmbio, em que arte e território dialogam na experiência comunitária.

Nessa travessia, o V FIMC se enriquece com a presença dos mestres e mestras da cultura popular, que trazem à programação saberes ancestrais, guardando memórias e criando novas conexões que fazem ecoar as tradições do Cariri. Realizado pela ONG Beatos, o V FIMC conta com financiamento do 3º Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará, do Governo do Estado do Ceará, lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Esta edição tem o apoio e as parcerias do Centro Cultural do Cariri, Centro de Artes da Urca, Prefeitura Municipal do Crato, Sesc Ceará e dos pontos de cultura Quilombo dos Souza, Casa Ucá e Casa Verde.

Serviço

V Festival Internacional de Máscaras do Cariri - Conexões Confluentes

Datas: 18 a 23 de novembro de 2025

Local: Crato, Ceará. Entrada gratuita.

Realização: ONG Beatos

Mais informações: www.fimc.com.br | Instagram: @fimc_cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!