30/09/2020

Alunos do Curso de Artes Visuais da URCA criam HQ em Libras em ocasião do Setembro Surdo desta universidade

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 30 de setembro de 2020

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Com Informações da Professora Rerbelânia Pereira da Universidade Regional do Cariri-URCA

Instagram @librasalunosdarerbi

Arquivo de Imagens da produção da HQ

O mês de setembro é dedicado à Comunidade Surda. Hoje é o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Libras. Na Universidade Regional do Cariri-URCA há desde 2017 um movimento chamado Setembro Surdo.

Gesica Natamniele e Lucas Francelino são estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais na URCA. Matriculados na disciplina Fundamentos de Libras, pensaram em como apoiar a causa do Setembro Surdo através da História em Quadrinhos.

A História em Quadrinhos é uma das linguagens das Artes Visuais, para os artistas, a HQ sempre esteve presente desde a infância. O Universo dos Super heróis é vasto e é também um meio de representatividade. Pensando nisso, os artistas pesquisaram sobre personagens Surdos e deficientes auditivos presentes nas HQ’S e construíram um informativo a fim de divulgar nas redes sociais.

Ao decorrer da pesquisa tiveram a ideia de finalmente realizar a construção de uma HQ a partir desse tema. “Mãos Atômicas” é composta de um episódio piloto onde se representa dois super-heróis Surdos que usam a Língua Brasileira de Sinais e a leitura labial para se comunicarem. Seus poderes partem da sinalização em Libras, e enfrentam vilões como o “Autoritarismo” e o “Preconceito”.

Os personagens foram inspirados a partir de conceitos e temas reais que pertencem a história e luta dos Surdos e das Língua de Sinais e foram estudados durantes a disciplina de Libras, como a imposição oralista, o preconceito linguístico e o ouvintismo.

Os artistas acreditam que a representatividade se faz importante para que as pessoas aprendam sobre a Comunidade Surda e o verdadeiro significado do Setembro Surdo. A HQ está sendo divulgada no instagram dos artistas @zumenx2 e na página @librasalunosdarerbi. Os alunos pretendem prosseguir com a pesquisa para assim dar continuidade a HQ “Mãos Atômicas”.

O mês de setembro é repleto de datas significativas que refletem a história de luta do Surdos. Idealizado pela professora Rerbelânia Pereira, o movimento Setembro Surdo da URCA teve início no ano de 2017, com uma série de produções e homenagens voltados para a Comunidade Surda. Protagonizado pelo discentes da universidade, o movimento busca criar ações para divulgar e apoiar a causa.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. Precisamos de uma sociedade mais igualitária.

    ResponderExcluir
  2. Ameeei, conhecer o trabalho desses alunos com a ajuda da professora. (Palmas, palmas)

    Vou compartilhar essa históra, algo assim a comunidada surda deve conhecer.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!