09/05/2020

Tudo passa, tudo se renova, tudo se transforma | UMA REFLEXÃO DE ANA VALÉRIA ALVES

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 09 de maio de 2020
Por Ana Valéria Alves
Engana-se quem pensa que estamos no mesmo barco. A verdade é que estamos enfrentando a mesma tempestade que cai forte lá fora, mas cada um está em um barco bem diferente. Para alguns o momento é de meditação ou de reclamação por passar mais tempo em casa. Para outros, é de desespero: ou por conta de uma demissão, ou pelo fechamento dos seus negócios, ou por não ter o dinheiro para a feira do mês; com isso vem a sensação de não ter como sobreviver.

Enquanto uns vão “maratonar” filmes e séries na Netflix, jogados no sofá da sala com um monte de calorias por perto, outros estarão em suas pequenas casas, ou até mesmo na rua, sem a menor infraestrutura.

Uns tem a família reunida, tem o apoio dos amigos e não se sentem sozinhos, enquanto outros enfrentam a solidão. Cada um num barco diferente passando pela mesma tempestade. Enquanto o barco de alguns corre o risco de afundar, o de outros sequer balança.

Por este motivo temos que ter empatia com o próximo, temos que ser solidários. Ajude sem esperar mídia por isso; se você tem sobrando, ajude o seu vizinho que não tem. Se você não está no grupo de risco, ofereça ajuda a quem está. E acima de tudo: não seja irresponsável com o próximo.

Lembre-se que quando você se coloca em risco, você também coloca em risco toda uma comunidade. Não seja egoísta a ponto de julgar as pessoas, cada um sabe da sua situação. Tenhamos mais compaixão, mais entendimento, mais acolhimento.

Esse momento não é sobre economia ou política, é sobre o quanto cada um é capaz de se colocar no lugar do próximo, assim como ensinou Jesus: “amai ao próximo como a ti mesmo” (Mateus: 22: 37-39).

Observe suas emoções, procure absorver da forma mais saudável o que é noticiado, procure fontes verídicas. Não se deixe levar pelos seus pensamentos pessimistas, eles podem adoecer você. Tenhamos fé no Deus todo poderoso, pois uma hora essa tempestade irá passar e o céu se abrirá novamente. Tudo passa, tudo se renova, tudo se transforma. 



2 comentários:

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!