23/01/2020

Conheça Isabel, nota 980 na Redação do ENEM 2019, aluna da escola profissional de Nova Olinda-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 23 de janeiro de 2020
Maria Isabel da Cruz Feitosa é filha do casal Maria Socorro da Cruz Feitosa e do Diácono Antonio Alves Feitosa, irmã de Suzana da Cruz Feitosa. Isabel concluiu no ano letivo de 2019 o Curso Técnico em Finanças pela Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda-CE. Ela tem 18 anos e é natural de Juazeiro do Norte-CE, residindo em Nova Olinda-CE há 03 anos.
O tema da Redação do ENEM é sempre muito aguardado! Escola públicas e particulares e cursinhos trabalham vários temas com os alunos ao longo do ano na expectativa de conseguirem acertar a temática selecionada. Em 2019 o tema foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Uma surpresa para muitos alunos e professores!  
Chamamos Isabel para uma conversa para saber o que a mesma achou do tema de 2019, uma vez que ela está entre as melhores notas do país – 980 de uma pontuação máxima de 1.000 pontos!

Isabel nos contou que assim como muitos se surpreenderam com o tema, ela também ficou surpresa até porque na escola onde estudava tinha sido trabalhado muitas temáticas relacionadas a Educação, Meio Ambiente e algumas vertentes sociais, enfatizou.

Ela disse que olhou o tema e aos poucos, entre a resolução de algumas questões ia organizando tópicos para produzir seu texto, montando uma espécie de projeto para a construção de sua redação. Ela disse que não leu os textos motivadores para não se influenciar ou se confundir na hora de escrever.

“Comecei a pensar o que o acesso a Cultura tem de impacto! Percebi que não era em si o acesso ao cinema, mas tinha a ver com o direito da pessoa. Lembrei de algumas notícias que assisti sobre o tema! Então, levei para essa vertente de como esse direito poderia ser trabalhado dentro das escolas, por exemplo”, disse Isabel. “Lembrei que todos devem ter acesso não apenas ao cinema, mas a Cultura!”, concluiu.
Isabel se diz ser uma boa leitora e gosta de livros de ficção, mitologia e de impactos sociais. Falou que através da leitura tem o contato com outros tipos de cultura. “Cada livro que leio contribui para a construção de uma visão diferente sobre a realidade, de saber como usar as palavras”, destacou. Dentre os livros que já leu citou um clássico da Literatura Brasileira, a obra Senhora do Escritor José de Alencar.
Ela ainda mencionou que fez cursinho de Redação, cursos através da Internet e tentou tirar o melhor das dicas dadas pelos professores na escola – aqui citou Raimundo Junior, monitor de Redação e seu Professor de Língua Portuguesa e Redação, Guilherme Bastos.
O ano letivo de 2019 foi decisivo para Isabel. Ela nos contou que desde o início do ano a sua Professora Diretora de Turma, a Senhora Expedita Alves incentivava a produção de textos, bem como, Edisangela Sales, professora de Geografia.

Ela disse que no início do ano letivo de 2019 ao fazer uma redação em sala de aula considerando as competências exigidas numa redação do ENEM, não tiraria mais que 280 pontos e isso foi impactante para a mesma!

“Aquela nota foi um choque muito grande para mim! Pensei, meus Deus do céu, se eu não melhorar, se não começar a olhar de uma forma diferente e tentar me engajar mais, não vai dá certo!”, disse Isabel. A aluna que se identificava com as áreas de Natureza e Humanas sentiu a necessidade de melhorar na área de Linguagens.

A partir daí, Isabel destacou que começou a se dedicar mais aos estudos porque sentiu a necessidade de melhorar e ainda afirmou do esforço necessário para conseguir sair de uma nota 280, depois 600, 700 numa redação!
Religiosa, a jovem Isabel, está há 11 anos na Comunidade Católica Filhos Amados do Céu. Ela classifica sua experiência nessa comunidade como algo lindo que não consegue se imaginar fora, sendo seu lugar de conforto onde pode ser ela mesma e é feliz, conforme enfatizou. “Através da comunidade somos incentivados a sermos pessoas melhores e participamos de projetos sociais”, afirmou Isabel.
Isabel destaca que desde criança vê em seus pais uma motivação especial para estudar, pois estes consideram a Educação fundamental e sempre deixaram claro que a mesma poderia ser o que quisesse, sendo livre para escolher ser Médica, Advogada, Artista, por exemplo.
Ela quer fazer Medicina não só para obter estabilidade, mas para ajudar outras pessoas e também transformar vidas! “Minha convicção é de que se você faz um trabalho bem feito, se o seu trabalho transforma vidas, você não apenas está se satisfazendo, você está mudando o mundo”, disse Isabel.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!