09/12/2019

V FEIRA DE EMPREENDEDORISMO da EEEP Wellington Belém de Figueiredo: protagonismo juvenil e homenagem às Personalidades do Cariri Oeste

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 09 de dezembro de 2019
No dia 04 de dezembro de 2019 foi realizada nas mediações da EEEP Wellington Belém de Figueiredo a 5ª edição da tradicional Feira de Empreendedorismo tendo como tema - Personalidades do Cariri Oeste.
A feira objetiva a disseminação da cultura empreendedora na sociedade e está despertando o espírito empreendedor através do estímulo ao Protagonismo juvenil, o qual engloba a cooperação, a sustentabilidade ambiental, a cidadania e a ética.
É função da Escola fazer o aluno pensar em sua vida produtiva e programar ações para o futuro profissional. Este evento traz como objetivos:
Implantar uma nova consciência de trabalho dentro da escola, incentivando os alunos a entender o mercado de trabalho, assumindo uma postura empreendedora;
Desenvolver competências de tomada de decisão, planejamento, superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios e riscos, verificar a qualidade do produto a ser vendido, planejar e estabelecer metas e formas atrativas para vender o produto;
Calcular custos e valores de venda; Trabalhar em equipe; Criar projetos sustentáveis; Criar estratégias de marketing e de vendas; e por fim, Formar sujeitos autônomos.
É através do Programa de Educação Empreendedora que a EEEP Wellington Belém de Figueiredo realiza a feira de empreendedorismo correspondendo à finalização da aplicação dos conteúdos da Disciplina de Empreendedorismo, que teve início no primeiro semestre letivo, visando fomentar a cultura empreendedora na região consorciada com a referida escola.
Na ocasião os alunos vivem a expectativa da inauguração das lojas de cada sala de aula, expondo e vendendo os produtos que cada turma confeccionou.
Vivenciam a experiência de terem organizado a produção, conferido os estoques e fazerem a divulgação de suas lojas e de seus produtos. Também é abordado aspectos de atendimento para que todos os visitantes da feira sejam bem atendidos.
Além disso, os alunos foram preparados para exercerem os controles administrativos nesse dia, pois organizam-se para controlar as vendas realizadas e os valores recebidos dos clientes.
 
Dentro deste evento a moeda utilizada é a FEEP, moeda fictícia adotada para a troca pela moeda real num dos ambientes da escola denominado durante a feira de banco monetário. 
 
Conforme o tema da feira, as personalidades homenageadas foram:
- Amanda Dias, Digital Influencer;
- Marcos Ferreira, Músico;
- Seu Micena, Repentista;
- Joaquim Batista, Grupo de Maneiro Pau;
- Thaís Amorim, Empresária e Miss Plus Size Cariri;
- Heloísa Bitú, Arqueóloga;
- Iana Alencar, Professora aposentada;
- Maspole Cidade, Grupo de Flauta Tia Helena;
- Siosnei Paz, Grupo de Capoeira Muzenza;
- Andréia Teles, Professora de Língua Estrangeira/Inglês e Digital Influencer;
- Gledson Soares, Maquiador;
- Nonato, Vocalista da Banda Forró do Traça;
- Josyanne Gomes, Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O Professor Jhon Wille é quem leciona a Disciplina de Empreendedorismo, bem como orienta e coordenada às atividades da feira de empreendedorismo em parceria com os demais professores da EEEP Wellington Belém de Figueiredo. 
“Nem todos os estudantes se tornarão empreendedores, mas estarão preparados para agir com atitudes empreendedoras e protagonismo em suas áreas e na sociedade”, destacou o Professor Jhon Wille.
 


Um comentário:

  1. Uma idéia de grande valia e que sem dúvida deixará bons frutos com esta feira muito bem articulada. Parabéns para todos os envolvidos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!