quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Sobral sedia XIII Encontro Mestres do Mundo

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 27 de novembro de 2019
Com informações da Secult/Ceará
Com o tema “Construindo resiliência entre girassóis e mandacarus”, encontro será em dezembro e apresenta os Mestres da Cultura como as flores nativas do Brasil.
Entre os dias 04 e 07 de dezembro de 2019, Sobral irá se tornar a capital cearense da cultura ao sediar a 13ª edição do Encontro Mestres do Mundo, reunindo os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará.

Entre Os Mestres do Mundo que marcarão presença no evento nomes como: Mestre Françuli de Potengi (Artesanato em flandres); Mestre Espedito Seleiro de Nova Olinda (Artesanato em Couro); e Mestre Antônio Rafael de Tarrafas (Poeta Popular).
Será a primeira vez que a cidade, localizada a 231 km de Fortaleza, sediará o evento, dando continuidade à itinerância do projeto, iniciada em 2018, com ampla programação gratuita.

O XIII Encontro Mestres do Mundo é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará  (Secult), com produção do Instituto Assum Preto e apoio do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e da Comissão Cearense de Folclore.

O Encontro recebeu em 2017 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Iphan, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.

Nesta edição, os saberes e fazeres, patrimônio intangível mantido pelos Mestres da Cultura, serão apresentados por meio de uma metáfora poética que os associam à natureza dos girassóis e mandacarus, flores nativas do Brasil.

Com curadoria de Lourdes Macena, o projeto se espelha na força interior desses homens e mulheres que possuem uma capacidade imensa de se reconstruir e fortalecer, como fazem os girassóis que, em dias nublados, se viram um para o outro buscando força resiliente para superar a falta da luz solar.

“Queremos aprender com estas pessoas/mandacarus a ser fortes, com sua capacidade de se proliferarem em terrenos e climas áridos e de, apesar de tudo, se multiplicarem a esmo. É um olhar para a natureza da qual somos parte, na busca de entender a floresta, o território planetário com sua água, fonte de vida, única forma de salvar o que é vital, fundamental”, explica Lourdes.

“‘Construindo resiliência entre girassóis e mandacarus’ nos manterá entre eles, os Tesouros Vivos, nos fazendo sentir sua energia, e em toda a programação estará evidente que salvaguardar o patrimônio implica também em salvar o planeta e garantir a terra para quem dela precisa e sabe fecundar o chão”, complementa o secretário de Cultura, Fabiano dos Santos Piúba.

Durante os quatro dias de evento, Sobral irá receber os grandes detentores do conhecimento da nossa cultura, além de atrações de outros estados das regiões Norte e Nordeste, que pretendem envolver público e moradores de toda a região. A programação, completamente gratuita e aberta ao público, contará com a Arena dos Mestres; espaços de formação; Feira Gastronômica e de Artesania; e Espaço dos Encantados.

Serviço:

XIII Encontro Mestres do Mundo
Data: 04 a 07 de dezembro de 2019
Local: Sobral-CE
Classificação: Livre
Programação gratuita e aberta ao público

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.