10/11/2019

Aniversário dos 02 anos da fundação da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 10 de novembro de 2019
No sábado (09) acadêmicos da ALB/Araripe-CE reuniram-se em Araripe, município sede da referida entidade para comemorar seus 02 anos de fundação. Um tempo relativamente pequeno para tantos feitos, conquistas e realizações que abriram espaço para o reconhecimento e valorização da Cultura, chegando até os 10 municípios-membros da academia no Cariri Oeste.
A Academia de Letras do Brasil/Araripe-CE é uma entidade regional que congrega personalidades culturais do Cariri Oeste. Tem como objetivo zelar pelo patrimônio histórico e literário do Cariri Oeste. A Seccional regional Araripe congrega dez municípios: Santana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira, Potengi, Araripe, Campos Sales, Salitre, Tarrafas, Assaré e Antonina do Norte.
A Seccional Araripe-CE conta com uma Patrona ALB/ARARIPE, a Sra. Elizabeth Antão de Oliveira Lima. Professora, filha de Santana do Cariri, residente e domiciliada em Recife-PE. Poetisa, escritora e membro da União Brasileira dos Escritores-UBE.
Tem como Presidente, a acadêmica Antonia Lúcia Nunes de Alencar Almeida que ocupa a Cadeira 07. Professora Imortal, formada em Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA com Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
“De todo esse feito, o protagonismo partiu daquele que tinha em mente o sonho de ver a população artística mais valorizada, a comunidade literária mais apreciada, a história local e regional mais conhecida, resgatada e divulgada. A idealização, bem como a realização deste empreendimento sociocultural partiu daquele que, nascido com a verve poética, a desenvolveu desde a infância; na escola, na rua, no lar. “A César o que é de César; a Deus o que é de Deus”. Ao poeta batalhador, diretor fundador da ALB/Seccional Araripe-CE, Francisco Adriano de Sousa -  merecedor de todos os encômios -, nossos sinceros aplausos. Ao “grande Adriano” como o definiu Tereza Mara, os louros dos vitoriosos, que fez o que para muitos, parecia impossível”, destacou o acadêmico Sandro Cidrão, Vice-presidente da academia.
Sobre os Acadêmicos
Estes são pessoas ligadas a valorização da cultura: Escritores, Entusiastas culturais e benfeitores da sociedade. Muito embora seja uma academia de Letras os seus Acadêmicos estão divididos em três categorias: os escritores, os notáveis (em qualquer área do conhecimento) e os entusiastas culturais.
A Seccional Araripe-CE conta atualmente com 42 Cadeiras sendo que cada cadeira é nomeada por um Patrono. Os acadêmicos foram escolhidos pelo critério da intelectualidade. Escritores, professores, poetas, músicos, entusiastas culturais e cidadãos de indiscutível prestígio na área de formação/atuação. Todas as Cadeiras da ALB/Araripe-CE têm assento perpétuo e os seus acadêmicos apresentam-se com um Fardão Representativo.
Projetos e Ações
- Apoio a projetos de cunho cultural;
- Café da Quinta;
- Campanha para doação de livros;
- Casarões Centenários e fachadas históricas;
- Comenda Benfeitores do Cariri;
- Comenda João Zuba;
- Comenda Professora Maria Constância da França Muniz;
- Condecoração às Personalidades do Cariri Oeste;
- Criação de uma Biblioteca; 
- Geladeira Literária;
- Lançamento da Coleção de Livros em 05 volumes intitulada de “Patronos”;
- Orquestra de Sopro Feminina Maria Eurenice Coelho com as musicistas do Cariri Oeste;
- Parceria com os veículos de comunicação – Blog Negro Nicolau e Portal Ubuntu Notícias;
- Participação na Antologia Poética: Escritores do Cariri;
- Projeto Quintal;
- Sede para a academia.
Redes Sociais da ALB/Araripe-CE
Página no Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!