29/05/2019

Sai a lista preliminar dos parlamentares aptos a disputar o Prêmio Congresso em Foco 2019

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 29 de maio de 2019
Via Congresso em Foco
A escolha dos deputados e senadores mais bem avaliados do ano entra em nova fase na segunda-feira (23) com a divulgação da lista preliminar dos parlamentares aptos a concorrer às categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”) do Prêmio Congresso em Foco 2019. Ou seja, aqueles que exerceram o mandato na legislatura iniciada em fevereiro por pelo menos 60 dias e que não respondem a acusações criminais. Veja por nome e por estado, nos links abaixo, quem figura na relação preliminar dos aptos a concorrerem nas categorias de “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados” no Prêmio Congresso em Foco 2019.


Fora da relação estão congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que são alvo de ações penais e inquéritos, conforme levantamento feito pelo Congresso em Foco nos portais do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da Justiça eleitoral e dos demais tribunais estaduais e federais.

A lista está sujeita a mudanças até 10 de junho, prazo final para que parlamentares contestem a exclusão de seus nomes da disputa pelas categorias gerais. Para isso, o deputado ou senador deverá apresentar ao site documentação que comprove que não tem mais contas a prestar ao Judiciário e que exerceu o mandato pelo período mínimo pré-estabelecido.

Nomes também poderão ser retirados da relação até lá. Isso ocorrerá caso se constate que há parlamentar, entre os mencionados abaixo, sobre o qual pesem suspeitas de condutas criminosas ou que não tenha exercido o mandato pelo mínimo de 60 dias.
(...)
De acordo com levantamento do Congresso em Foco, estão preliminarmente aptos a participar da disputa do prêmio 472 congressistas. São 55 senadores (cerca de 68% dos integrantes do Senado) e 417 deputados (81% dos membros da Câmara).
(...)
A lista final com aqueles que poderão disputar as categorias gerais será divulgada em 17 de junho. O processo de votação pela internet se dará entre 1º e 31 de agosto. Também serão escolhidos e premiados, separadamente, os congressistas mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem as atividades do Parlamento federal. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, marcada para 19 de setembro.
(...)

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!