12/02/2019

Mototaxistas de Nova Olinda passam por qualificação e esperam regulamentação da categoria em nosso município

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 12 de fevereiro de 2019
Através de informações passadas através do chefe do DEMUTRAN- Departamento Municipal de Trânsito de Nova Olinda, o Senhor Márcio Muniz, foi informado que ocorreu uma formação para os motaxistas de nosso município.
O SEST/SENAT teria realizado os cursos de mototáxi e motofrete durante 08 dias. “O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos. Elas foram criadas em 14 de setembro de 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. ​As entidades têm se firmado como substanciais colaboradoras para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho”.
Ao final desta qualificação foi realizado a entrega dos coletes provisórios aos mototaxistas que estão aptos a exercer a atividade em nosso município. “Foram entregues 43 coletes e ainda tem 07 vagas para completar as 50 vagas oferecidas pelo departamento de trânsito DEMUTRAN”, disse Márcio Muniz.
A regulamentação desta atividade viria com a aprovação de um projeto na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda, uma reivindicação dos profissionais que passaram pela qualificação.
Para passar pela formação foi exigido dos mototaxistas, conforme normas do DETRAN, ter no mínimo 21 anos de idade, não responder por crime de trânsito e ter pelo menos 02 anos de habilitação. Com a regulamentação apenas esses profissionais, conforme perfil descrito, estariam aptos a exercer esta atividade.
Para Ricardo de Franca Fernandes, mototaxista há 12 anos, uma vez feita a exigência da formação e dos demais requisitos, faz-se necessário a regulamentação da categoria.
É do interesse da promotoria e do DEMUTRAN de Nova Olinda que seja APROVADA a regulamentação desta atividade em nosso município.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!