02/12/2018

REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL DE ALTANEIRA COM CARA DE ENSINO PARTICULAR

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 02 de dezembro de 2018
Via Secretaria Municipal de Educação de Altaneira-CE
UMA imagem fala mais que mil palavras! É o que vem sendo demonstrado em todos os cenários da educação, em todos os recantos de Altaneira. Semana passada, de pré-aquecimento para motivar alunos e professores a entrar no clima do SPAECE, movimentou bastante a rotina das diversas escolas do município.

E o que revelou foram escolas públicas com cara e resultados de escolas particulares. Aqui não tem nada de montagem ou complexos cenários montados. É tudo a pura realidade do que desfrutam os estudantes deste município.
Brincadeira de Caretas: Alfabetização
Mas nada vem de graça. Deve-se tudo isso à força de vontade das famílias que confiam no trabalho dedicado e o empenho de seus professores, dedicação dos Núcleos Gestores e o esforço com os investimentos poucos, mas bem planejados pela Secretaria de Educação. Uma parceria que vem dando certo!

A Secretária de educação Leocádia Rodrigues, lembra que em 2013 existiam 35 crianças matriculadas que não sabiam ler nem escrever, no chamado estágio crítico. “Hoje pode-se comemorar que não temos nenhum analfabeto em nossas escolas”, comemora.
Alunos da EMEF Joaquim Soares
O município vem colecionando muitos resultados positivos e entrando para as melhores estatística no ranking das escolas do Ceará.

A Escola Joaquim de Morais no Distrito São Romão já atingiu ótimos níveis de proficiência, enquanto que o 2º e o 5º ano da Escola Joaquim Rufino colocou por mais de uma vez o município na lista das melhores do Ceará, com o título de Escola Nota 10.  Resultados reais feitos com vontade e políticas reais, que refletem na prática na qualidade de vida das famílias e dos estudantes altaneirenses.
Equipe recebe em Fortaleza o Premio Nota 10 em 2017
Todas as conquistas que a educação de Altaneira vem alcançando pode ser explicada pelo alto nível de formação e habilitação do corpo docente atual. Talvez seja o município pobre com a mais alta taxa de professores graduados e com pós-graduação, além disso, se tem três professores mestres no Grupo ocupacional do Magistério. A Secretaria pratica uma política de incentivo com inúmeras capacitações, formações específicas e por áreas de conhecimento para professores e coordenadores escolares.

Mas em 2018 o município resolveu investir na área da permanência do aluno com mais tempo pedagógico. E num ato de bravura administrativa implantou a Educação em Tempo Integral na Escola 18 de Dezembro, totalmente, além de incluir a modalidade nos 6º anos da Escola Joaquim Soares e tempo integral na Creche Cirando Saber. 
Salas de aulas com mobiliário novo: EMEF Joaquim Soares
O tripé formação, investimento em qualidade de material didático está concluído. Falta investir mais na infraestrutura das unidades, visto que a educação infantil está 100% com a infraestrutura adequada e uma escola modelo nova, que é a Escola Joaquim Soares.
Atendimento AEE: Inclusão social
Outro investimento de monta se deu em 2018 pela ocasião de implantação da escola em tempo integral, foi a compra de kits de material didático de alta qualidade para toda a rede. Num investimento de mais de 800 mil reais. Parece exagerado para alguns, mas considera-se ainda pouco para uma educação com décadas de déficit de investimentos e de atenção básica pelo poder público.
Há um investimento que traça uma política onde o povo é protagonista social, ou seja, onde se tem acesso aos bens que pertencem ao povo. Hoje o filho das pessoas carentes, da dona de casa, pode usufruir de um material escolar de boa qualidade, merenda, os melhores alimentos na quantidade certa, estuda com profissionais responsáveis, habilitados e comprometidos com a qualidade e bem-estar de todos.
07 DE SETEMBRO 2018: hasteamento da bandeira
Educação de Qualidade
O sistema de organização educacional do município de Altaneira foi modificado nesses últimos anos com o intuito de oferecer à população o direito de se apropriar e usufruir das habilidades inerentes ao ensino básico. Destaca-se nesse viés algumas ações primordiais para atender essa necessidade que foram desenvolvidas:
- Melhoria do transporte escolar;
- Acompanhamento pedagógico direcionado e segmentado;
- Incentivo da Agricultura Familiar para a merenda escolar melhorando o cardápio e a qualidade dos alimentos;
- Formações continuadas para os professores;
- Aquisição de materiais pedagógicos para as escolas;
- Adesão da proposta de escolas em tempo integral;
- Parceria com SEBRAE através do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos);
- Valorização do corpo docente com um aumento de 6%;
- Investimento no sistema de ensino com a compra de livros e suporte para formações de professores.

Nessa perspectiva fica visível o grande passo que a educação do município de Altaneira deu nos últimos anos. Salienta-se ainda que todo o investimento que se fizer pela educação é de fundamental importância para a construção de valores, a cultura e a educação de um povo.

Com esse intuito o Prefeito Dariomar Rodrigues prioriza a educação de qualidade como forma de transformação social para toda comunidade visando melhores oportunidades de trabalho e cumprimento da Constituição Federal e da LDB.
EMEFTI 18 DE DEZEMBRO: esquenta SPAECE 2018
INVESTIMENTOS QUE ATRAI RESULTADOS
Com uma visão empreendedora e uma política educacional voltada a atender com responsabilidade e qualidade: a Secretaria de Educação com autonomia e administrada com o espírito público tomou todas as proporções para adequar os serviços prestados dentro de uma organização controlada e monitorada. Nisto há o funcionamento de toda a estrutura que atende e cria a logística para o perfeito funcionamento do sistema educacional.

Em 2018 o município homologa a legislação educacional e passa a ter autonomia e normatização através do Conselho Municipal de Educação-CME, dando ao município legalidade de funcionamento de todas as questões ligadas ao funcionamento do Ensino. Que funciona regido por Lei especifica e oito Resoluções aprovadas por seu Colegiado de Conselheiros. Todas as Unidades de Ensino credenciadas, cursos e modalidades devidamente autorizados.

Destaca-se ainda nesse viés algumas ações primordiais para atender essa necessidade que foram desenvolvidas:
- Melhoria do transporte escolar, atendendo com muito esforço os universitários e alunos do ensino médio;
 - Acompanhamento pedagógico direcionado e segmentado;
- Incentivo da Agricultura Familiar com merenda escolar adquirida e melhoria do cardápio e a qualidade dos alimentos;
- Investimentos triplicados na merenda escolar;
- Formações continuadas para os professores;
- Aquisição de materiais pedagógicos para as escolas;
- Adesão da proposta de escolas em tempo integral em 50 % das escolas da rede municipal;
- Parceria com SEBRAE através do JEPP (Jovens Empreendedores como a realização em praça pública da feira do jovem empreendedor Primeiros Passos);
- PSE Programa Saúde na escola que semanalmente desenvolvem ações de prevenção e cuidados com a saúde de todos os alunos da rede.
- Valorização do corpo docente com um aumento a cima do nacional mesmo o salário do docente também estando a cima do piso;
 - Investimento no sistema de ensino com a compra de livros didáticos totalmente completa de acordo com a base curricular e com suporte para formações de professores.

Não é a toa que Altaneira hoje é a 4ª do Ceará em proficiência e a 1ª da CREDE 18. O número é reflexo dos investimentos proporcionados pelo Governo Municipal, visando oferecer sempre o que há de melhor para as crianças.

 A educação é o bem mais precioso que a família pode oferecer a uma geração. Neste caso tem questão de prioridade na gestão do Prefeito Dariomar Rodrigues. Cuidar da educação de Altaneira e se consolidar como referência, conquistando um dos melhores resultados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação.
Núcleo Gestor: ETI Joaquim  de Morais
Reformas, ampliações. Compra de material didático e novas unidades, tem sido uma marca de excelência desse governo. E não para por aí! Muito há ainda de ser feito. O lazer também é muito importante para as crianças e a disponibilização de brinquedos ajuda no aprendizado, pensando nisso, o Governo investiu também em Brinquedocreches.

Mas os investimentos não param por aí. A construção de seis salas na Escola Joaquim Soares, que dobrou em tamanho, para transformá-la em tempo integral em 2019. Um investimento que traduz a seriedade com o recurso público e o respeito com as futuras gerações dessa terra sofrida.

São sementes plantadas para colher abundantes frutos num futuro próximo e vislumbrar desde já no rosto de cada estudante o agradecimento em serem valorizados, transformados em verdadeiros cidadão honrados e tratados com o respeito que merecem.

Desta forma, acredita-se que os alunos irão se dedicar e corresponderem às expectativas ao fim do ano com surpreendentes rendimentos nas avaliações externas e internas. É o FUTURO sendo construído todos os dias!

2 comentários:

  1. Excelente matéria. O município dde Altaneira vislumbra eessa realidade. Esfirço de seu povo e da gestão.

    ResponderExcluir
  2. É isso muito maravilhoso uma coisa é certa só se é pequeno quando quer . Um pequeno em tamanho quando luta consegue ser gigante diante dos maiores e osso é muito satisfatório

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!